0

AS CHANCES ESTÃO CRIADAS? ( 5)

AS CHANCES ESTÃO CRIADAS? (5)


 

Surpreendeu-me que o jornal "A Gazeta" do dia 27 de março deste ano trouxesse reportagem sobre protesto dos alunos da Escola Estadual Aflordízio Carvalho da Silva, localizada no bairro Maruípe,em Vitória. Antes do título da reportagem ( "Alunos reclamam de calor e goteiras em salas improvisadas") , foi colocado: "Segunda vez. No último dia 12, eles protestaram em passeata". Aliás, o assunto é o tema do comentário anterior a este. Na ocasião, a reportagem informou que, segundo a Sedu todas as reivindicações dos alunos seriam atendidas. Ora, 15 dias após o primeiro protesto, parece que a situação ainda não foi resolvida, segundo o que foi dito pelas alunas Graziele da Conceição e Darlene Pereira, a saber:

"Está horrível, o calor está insuportável. A gente nem consegue prestar atenção nas aulas, porque está quente
demais. A secretaria, a biblioteca, a sala dos engenheiros da obra e dos professores têm ar
condicionado, menos as nossas".


"Agora está dando goteira nos corredores por causa da chuva. Um dia é o calor, outro dia é a chuva. Assim,
não dá para estudar".


Desta vez, a reportagem informa que a Sedu vai trabalhar todo este final de semana para que as obras estejam completamente concluídas na próxima segunda-feira, pela manhã.

No entanto, o jornal "Notícia Agora" que veicula a mesma notícia com o título "Que sufoco na sala de aula!" e subtítulo "Calor e goteiras tiram a concentração dos alunos, que estudam em espaços improvisados", informa que, segundo a Sedu, o problema será resolvido até quarta-feira, dia 31, pela manhã.
Será?
De acordo com os dois veículos de comunicação, as salas modulares de que os alunos reclamam surgiram como alternativa para suprir a demanda dos alunos que, obrigatoriamente, a partir deste ano, passam a cursar o ensino fundamental de nove anos. Ora, a lei nº. 11.274 que dispõe sobre a duração de nove anos para o ensino fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos 6(seis) anos de idade vige a partir de 7 de fevereiro de 2006 e define prazo até o ano de 2010 para a sua implementação. Foram 4 anos de prazo! O que foi feito neste período?


E mais: ora, o Secretário Estadual de Educação, Haroldo Corrêa Rocha, no dia 24 de janeiro deste ano,no jornal "A Gazeta", declarou que, na rede estadual de ensino, as chances estavam criadas, restando "às crianças,jovens e adultos aproveitars oportunidades e se dedicar com afinco aos estudos". Realidade?
Ah! É uma pena que apenas os alunos das escolas estaduais Aflordízio Carvalho da Silva e Rômulo Castelo( Cariacica) realizem protestos sobre as condições de funcionamento das suas escolas!


0

AS CHANCES ESTÃO CRIADAS? (4)

AS CHANCES ESTÃO CRIADAS? ( 4 )


 

Mais uma notícia publicada no jornal "A Gazeta sobre protesto de alunos da rede estadual de ensino: essa foi publicada no dia 13/03/2010, página 8,com o seguinte título: "Alunos reclamam de calor em salas improvisadas", trazendo o seguinte:"Cerca de 80 estudantes da Escola Estadual Aflordízio Carvalho da Silva, em Maruípe,Vitória, fizeram uma manifestação na tarde de ontem. Eles reclamam que as salas de aula são improvisadas e que os ventiladores não funcionam, aumentando a sensação de calor no local".
Vejam bem:a Escola Estadual Aflordízio Carvalho da Silva não está entre aquelas 107 escolas de que falamos na postagem "As chances estão criadas?" Ela também não está na lista de Escolas Legais divulgadas pelo Conselho Estadual de Educação, o que significa que não é uma escola por ele aprovada. E, se não é aprovada, é quase certo que seja outra escola da rede pública estadual que não apresenta as condições necessárias para o funcionamento. Bem, pelo menos a Secretaria de Educação informou que "a nova escola está sendo reconstruída e deve ser entregue até maio de 2011".
Mas, agora, tudo indica que as chances realmente não estão criadas. Afinal, são 110 escolas funcionando sem aprovação e, provavelmente, sem as mínimas condições exigidas pela legislação em vigor.


 

0

AS CHANCES ESTÃO CRIADAS? ( 3 )


 


AS CHANCES ESTÃO CRIADAS? ( 3 )


 

No jornal "A Gazeta" de 12/03/2010, foi veiculada a notícia "Estudantes protestam e são agredidos por motoristas". No corpo da matéria, constava que "os alunos da Escoa Estadual Rômulo Castello, em Cariacica, cansados de esperar pelo término das obras da unidade, que acontecem desde 2007, decidiram fechar um trecho da BR 101 Norte, em protesto". Na reportagem, os estudantes afirmam que não aguentam mais estudar em salas improvisadas, sem energia e ventilação. Segundo eles, as aulas funcionam em oito salas de aula feitas de PVC, colocadas na quadra esportiva da escola. A situação ficou ainda pior,agora, na época das chuvas, porque as aulas eram dadas em meio às goteiras. Além disso, a água da chuva atingiu a fiação elétrica, na noite de quarta-feira, dia 10, e, com isso, os alunos ficaram sem energia e, consequentemente, sem ventiladores. A aluna, Pâmela Gonçalves, porta voz dos alunos disse que: "É um caos estudar nessas salas. Elas são pequenas para os cerca de 40 alunos que estudam nelas. Ficamos todos amontoados e o ventilador não serve para nada. Teve gente que já passou mal por conta do calor".
Bem, pelo menos a Escola Estadual Rômulo Castello já está sendo reformada e a promessa da Secretaria de Educação é que as reformas estejam concluídas em junho deste ano.
Mas, importante frisar que a Escola Estadual Rômulo Castello não está entre aquelas 107 de que fala esta postagem. E ela, também, não está na lista das "escolas legais" divulgadas no site do Conselho Estadual de Educação. Isto é: a Escola Estadual Rômulo Castello não teve, ainda, o seu funcionamento aprovado.
Então, são 109 as escolas estaduais em funcionamento sem aprovação do Conselho Estadual de Educação? E daí? Realmente, as chances esta criadas?