7

AS CHANCES ESTÃO CRIADAS? (2)

AS CHANCES ESTÃO CRIADAS? (2)


 

No mês passado, postamos um artigo com o título "As chances estão criadas?", que teve como motivação artigo do Secretário Estadual de Educação do Espírito Santo, Professor Haroldo Corrêa Rocha, publicado no jornal "A Gazeta" de 24 / 01 / 2010, em que ele afirmava que, no Estado, no que diz respeito à educação, as chances estavam criadas, restando " às crianças, jovens e adultos aproveitar as oportunidades e se dedicar com afinco aos estudos".

Com o início do ano letivo, em várias entrevistas publicadas nos jornais locais, o referido Secretário descreve a infraestrutra das escolas estaduais, todas munidas de laboratórios de Informática, de Ciências e de bibliotecas devidamente equipadas.

Surpreende-nos, portanto, a notícia veiculada no jornal "A Gazeta" do dia 10 de março, com o título: "Escola de Vila Velha sem cadeiras para alunos". E noticia:

O ano letivo nem bem começou nas escolas públicas, mas os problemas, muitos deles antigos, voltaram a atormentar a vida dos estudantes. Na Escola Agenor de Souza Lé, no Bairro Divino Espírito Santo, em Vila Velha, os alunos estão sem carteiras para assistir às aulas

A Secretaria de Educação alega que o problema é um caso isolado. Será?

Quando da publicação do primeiro artigo com esse mesmo título, narramos o fato de que 107 escolas estaduais de ensino médio, ou 38,07% do total, não eram aprovadas pelo Conselho Estadual de Educação, o que levou a Secretaria de Educação a solicitar a aprovação de todas, sem o atendimento às normas legais, visando à expedição dos certificados de conclusão da etapa pelos alunos. Negamo-nos a atender à solicitação, porque temíamos que, uma vez aprovadas, essas escolas continuariam a funcionar sem a mínima infraestrutura. Assim, a primeira providência nossa ao ler a citada notícia foi verificar se a Escola Agenor de Souza Lé estava entre aquelas 107. Não está. Mas, ela também, segundo dados divulgados no site do Conselho Estadual de Educação (www.cee.es.gov.br) não está entre as escolas legais. Isto é, também não está aprovada.

Quantas mais estarão funcionando sem as mínimas condições necessárias? Bibliotecas e laboratórios devidamente equipados, salas de aulas com as dimensões que permitam ao professor a diversificação das estratégias utilizadas em suas aulas, banheiros adequados, refeitório, espaço apropriado para as aulas de educação física e recreação, espaços adequados para os profissionais que atuam na escola ... Só estamos, neste artigo, nos referindo à parte física das escolas. Mas elas necessitam de muito mais...

Aos interessados em verificar quais são as escolas estaduais de ensino médio que funcionam sem aprovação – e quem sabe? – visitá-las para avaliar as suas condições de funcionamento, sugiro a consulta às Resoluções CEE-ES nº. 2042/2009, publicada no Diário Oficial de 19/11/09, e CEE-ES nº. 2119/209, publicada no Diário Oficial de 29/12/2009, que convalidaram, para efeito de expedição de certificados, os estudos realizados pelos alunos concluintes do Ensino Médio das referidas 107 escolas, ali citadas, concedendo a elas prazo até 1º de março de 2010 para a protocolização de processo de aprovação de funcionamento, de acordo com as normas legais.


 

BIBLIOGRAFIA:

ESCOLA de Vila Velha sem cadeiras para alunos. A Gazeta, Vitória, p.7, 10 mar. 2010.

JESUS, Marlucia Pontes Gomes. As chances estão criadas? Disponível em: <http://www.damarlueducar.blogspot.com>. Acesso em: 10 mar. 2010.

ROCHA, Haroldo Corrêa. As chances estão criadas. A Gazeta, Vitória, p.6, 24 jan.2010.