terça-feira, 12 de julho de 2011

INSCRIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Atendendo a sugestão de um leitor de Santa Maria de Jetibá para que o blog Damarlu Educação divulgasse informações sobre EJA, transcrevo a notícia publicada hoje, dia 12 de julho, à página 5 do jornal "A Gazeta":

"Inscrição para o EJA a partir do dia 19

Os jovens e adultos interessados em concluir o ensino fundamental ou médio podem se matricular, entre os dias 19 e 21, para as aulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas escolas da rede estadual em várias cidades.

O interessado dever ter mais de 15 anos para se matricular no ensino fundamental e ser maior de 18 anos para o ensino médio. A matrícula deve ser realizada nas escolas listadas pela Secretaria Estadual de Educação (Sedu).

Cada série da etapa de ensino equivale, no EJA, a um semestre. O ensino fundamental, portanto, tem a duração de quatro anos; e o ensino médio, de um ano e meio. As turmas geralmente são oferecidas em horário noturno para atender aos que trabalham de dia.

Alunos que já estão cursando o EJA devem ficar atentos ao período de rematrícula, que vai de 14 a 19 de julho.


 

Para se matricular

TURMAS: Ensino fundamental, para maiores de 15 anos, e ensino médio, para maiores de 18 anos.

MATRÍCULA: de 19 a 21 deste mês.

REMATRÍCULA: de 14 a 19 deste mês.

DOCUMENTOS: Certidão de nascimento ou de casamento; histórico escolar; ficha de transferência ou comprovante equivalente; comprovante de residência.

ONDE: Nas escolas listadas pela Sedu (www.educacao.es.gov.br)".


 


 

21 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia Marlucia, visitei seu blog e gostaria imensamente de um socorro teu se possível.Me chamo Anderson e tenho um grave problema a resolver e gostaria de tua ajuda. vamos lá, estou cursando o 3 periodo da faculdade uniube, curso História em cariacica, mas estou com problema no meu diploma do ensino médio eja, feito no instituto educacional granier na serra, o que houve marlucia foi o seguinte: o instituto foi fechado pelo senhor, Jairo Granier, o proprietário e a sre de carapina recolheu a documentação do instituto e a sre diz no momento que vai analisar se tem validade. Esse instituto foi autorizado a funcionar pelo cee/es com o parecer n: 2118/2008 resolução 1286/2006 e resolução cee/es 1825. pois bem marlucia, saiu tbm no diario oficial a relação dos aprovados , inclusive com meu nome na data de 26/07/2010.Acreditando nisso, e consultando o cee/es antes do curso, acreditei na sua lisura e agora me vejo nesse problema. o que devo
fazer?? processar o proprietário da escola? e o cee também tem sua culpa eu acho, o que faço ?e a minha faculadade que pago até hoje ? como vai ficar? o que devo fazer marlucia, me dê uma luz por favor, me chamo anderson de oliveira correa e estou fazendo a faculdade , sem saber com vai ficar isso tudo. peço a você uma orientação do que devo fazer, no momento estou aguardando o que a sre carapina vai resolver ja que me disseram que estão analisando a documentação.mas preciso resolver essa dúvida, não posso fazer uma faculdade com isso em minha cabeça,aguardo uma orientação da senhora, muito obrigado antecipadamente.
ANDERSON DE OLIVEIRA CORREA, TEL: 32387734

DAMARLU disse...

Anderson:
Creio que você não tem nada com que se preocupar, até porque o Instituto Educacional Granier continua entre as escolas legais listadas no site do Conselho Estadual de Educação. Isso deve significar que não existe nem processo de encerramento das atividades da Instituição. Por outro lado, quem publicou seu nome no Diário Oficial (eu verifiquei e ele está na página 68) foi a Secretaria Estadual de Educação, atendendo a exigência da Resolução CEE/ES nº. 1.836/2008. Essa Resolução traz, no parágrafo único do artigo 1º:
Art.1º ................................................................................................................................................
Parágrafo único. Somente poderá ter seu nome publicado o aluno que tiver concluído seus estudos na forma da lei, inclusive as disciplinas em Regime de Progressão Parcial (o grifo é meu).
E o artigo 2º é bastante claro:
Art. 2º As instituições de ensino em situação irregular não poderão publicar a relação dos alunos concluintes (o grifo é meu).
Muna-se desses argumentos e procure novamente a Superintendência devidamente documentado. E se houver algum problema ou dificuldade para que você receba a sua documentação, procure um advogado. Em minha opinião, será uma causa ganha facilmente.
Não se esqueça de me dar notícias sobre o andamento do caso.
Boa sorte! E siga em frente com o seu curso!

Anônimo disse...

Obrigado de coração pelos esclarecimentos,te darei a conclusão sim co certeza, mas faço a senhora uma última pergunta analisando o que a sra. me disse, a sre me diz que não pode autenticar meu diploma se eu precisar, pois ainda analisa se as notas do diploma batem com a ata que eles tem lá, não entendo o pq da demora, mas td bem, continuo aguardando. O fechamento da escola ja foi publicado no dio Art. 1º. Encerrar, a partir de 30 de junho de 2011, as atividades escolares
do Instituto Educacional Granier, situado na Rua Tico-Tico, nº. 41, Bairro
Porto Canoa, município da Serra, ES, mantido pelo Instituto Educacional
Granier Ltda – ME.
Ar t . 2 º . Convalidar os estudos realizados pelos alunos que cumpriram
todos os requisitos realizados, referentes às turmas de EJA ( Ensino
Fu n d am e n t a l Tu rm a – A - 4 º Pe r íod o, En sin o Fu n d am e n t a l
Turma – B - 4 º Per íodo, Ensino Médio Turma – A - 1 º Per íodo,
En si n o M é d i o T u rm a – B - 1 º Pe r í o d o ) , e d e Ed u ca çã o
Prof issional ( Curso Técnico em Segurança do Trabalho - Módulo
I , Cur so Té cnico em Logíst ica - Módulo I I e Curso Té cnico em
Me io Am b i e n t e – Mó d u lo I I ) , conforme relação anexa a esta
Resolução, ofertadas pelo Instituto Educacional Granier.
Ar t . 3 º . Determinar que a SRE de Carapina acompanhe o processo de
encerramento do Instituto Educacional Granier. moral da história, a escola foi fechada e cabe a sre resolver esse pepino,mas isso está rolando desde junho do ano passado, então pergunto a sra. devo me preocupar? ja conversei com o dono da escola que me diz que esta tudo ok e a sre não garante isso, alias, o dono da escola é muito mal visto na sre, mas ainda eles não o condenaram, pois dizem que vão analisar tais atas, devo me preocupar minha amiga com isso? enquanto isso a faculdade todo mês que o dinheiro dela rsr, obrigado e boa tarde.

DAMARLU disse...

Anderson:
Esta é uma prova de que não se pode mesmo confiar nesses órgãos que se dizem de fiscalização! Se você entrar no site do CEE (www.cee.es.gov.br), entrar em escola legal e digitar o nome do Instituto Educacional Granier, vai encontrá-la como “escola legal”. Mas como isso pode acontecer se a escola já requereu e foi aceito o seu fechamento, mediante a Resolução CEE/ES nº. 2.660, de 21 de março de 2011, com fechamento a partir de 01 de fevereiro de 2001? Realmente, é muita irresponsabilidade do órgão!
Mas veja bem: se o CEE convalidou os estudos dos alunos que ainda não tinham concluído o curso, porque se pensar na possibilidade da existência de algum problema com o seu curso que já foi encerrado e tem o aval de uma publicação no Diário Oficial, pela Secretaria de Estado da Educação?
À SRE cabe o acompanhamento do processo de encerramento, adotando, segundo o artigo 26 da Resolução CEE/ES nº. 1.286/06, “as seguintes medidas de cautela, para resguardo do interesse dos alunos”:
I- verificar a situação da vida escolar dos alunos e assegurar, quando for o caso, a transferência para outros estabelecimentos de ensino;
II- proceder ao recolhimento dos arquivos do estabelecimento, salvaguardando a sua autenticidade e integridade;
III- em caso de encerramento apenas de curso, ou modalidade, orientar e fiscalizar a guarda da documentação sob a responsabilidade do próprio estabelecimento escolar.
Não cabe a ela analisar caso a caso e verificar a validade ou não do curso.
Fique tranquilo e siga em frente com o seu curso superior. E continue pressionando à SER para a liberação do seu certificado de conclusão do ensino médio que, na verdade, era responsabilidade da própria escola, de acordo com a Resolução CEE/ES nº. 1.286/06:
Art. 24..................................................................................................................................................
§5º É responsabilidade do estabelecimento cumprir, com exatidão, o plano de execução do encerramento garantindo os direitos dos alunos, com particular atenção para a expedição da documentação escolar regular e para com os direitos trabalhistas dos empregados.

Anônimo disse...

Obrigado pelas explicações, vou aguardar mais alguns meses para ver onde a sre chega com essas atas. Acredito que tenho material suficiente para entrar com um processo, se for o caso, mas prefiro que isso não ocorra, pois além da raiva que vou passar, não tenho condições financeiras no momento de arcar com um advogado. Acredito que isso também vai de um pouco de boa vontade em resolver a questão, pois não sinto isso nas servidoras da sre. acredito que com todo material que tenho tipo, diploma, autorização do cee para o curso, publicação no dio es, site do cee escola legal, tenho material suficiente para processar o caso, mas tenho medo de ficar queimado na sedu,pois futuramente podem a vir ser meu "futuro patrão", enfim, estou entre a cruz e a espada Marlúcia, mas vou aguardar mais um pouco e por enquanto muito obrigado pelos esclarecimentos e continuarei a te dar ciência do caso, Anderson.

DAMARLU disse...

Anderson:
Você já está com o seu certificado de conclusão do ensino médio?

Anônimo disse...

Sim, tenho e apresentei na faculdade na inscrição junto com a publicação do dio.O grande problema hoje marlucia seria tipo se a faculdade ligar para a sre confirmando o certtificado do ensino médio, eles iriam alegar que creio eu " temos que analisar para ver se tem validade,pois com te disse, eles acham que as notas das atas não batem com as do certificado que temos e por isso está nessa situação o caso. Acredito que eles deram autorização p funcionar o instituto e não ficaram em cima fiscalizando, fiquei sabendo que esse colégio sofreu uma denúncia e o dono desgastado resolveu fechar,ainda acredito na palavra dele, pois o conheço há vários anos e ele é diretor de escola municipal em serra, é considerado uma pessoa correta, não creio que ele criou todo esse problema, o grande problema está na sre, de um lado o cee que autoriza, encerra essa escola e do outro lado o sre que diz o que diz da escola. DE ACORDO CO TUA PERGUNTA, TEM ALGO QUE EU POSSA FAZER PARA TENTAR RESOLVER ISSO ?

DAMARLU disse...

Tem sim. Em minha opinião, você deve ficar muito tranquilo, continuar os seus estudos e esquecer a SRE. Eu pensei que você ainda não tinha recebido o seu certificado de conclusão. Mas, se ele já está em suas mãos, e, considerando-se a publicação do seu nome no Diário Oficial,como concluinte do ensino médio, você não deve, de forma alguma, se preocupar.
Vá em frente, termine o seu curso e, mãos a obra!
Um abraço.

Anônimo disse...

Certo, obrigado e tendo novidade te direi. vou estudando e vou ver no fim o que vai dar isso.
Um abraço.
Anderson.

última esperança disse...

e quando o aluno tem o certificado de conclusão de ensino médio, e seu nome não consta nos dados da Secretária de Educação, e não foi publicado no diário oficial?

DAMARLU disse...

Última Esperança:

Em qual instituição você estudou?

Anônimo disse...

Olá Damarlu, venho mais uma vez te dar noticias de meu processo na SRE carapina. veja bem agora o que ocorre, em março de 2013 fui autenticar meu diploma do instituto Granier como já havia te explicado nos comentários acima, pois bem estamos no começo de julho e liguei para lá e me disseram o seguinte, o diploma contém vários erros segundo a pessoa que me atendeu e não disse quais erros, pois bem disse a ela que estou acabando minha faculdade , pois quando começei a fazer tive o cuidado de verificar se meu nome constava no DIO e a validade da escola quanto aos órgãos competentes, tudo ok então iniciei o curso, vou para o último periodo agora. Segundo a funcionária da SRE ela pediu para eu esperar mais um pouco que iria ver o que poderia ser feito, porém deixou escapar que iria ver se tem como eles possivelmente podem fazer um outro histórico. A minha pergunta a voce é a seguinte, estou percebendo que esse processo está enrolado, segundo ela falta alguns documentos da escola, sendo impossivel autenticarem meu diploma, o que devo fazer DAMARLU, esperar de fato como ela disse ou tentar conversar com o responsável pela escola e como ficará meu curso com esse problema de autenticação do diploma. Estou de cabeça quente com isso, pois como o Estado dá o aval para tal escola funcionar e até onde vi a escola estava ok na SEDU e agoora tenho esse problema. me ajude minha amiga com esse abacaxi, obrigado e aguardo noticias. Anderson.

Anônimo disse...

DAMARLU, ME EXPLIQUE O QUE ELA QUIS DIZER SOBRE A POSSIBILIDADE DE ESTÁ REFAZENDO OUTRO HISTÓRICO PARA MIM, ELA QUER ANULAR O ATUAL E FAZER OUTRO
RESOLVENDO ASSIM O PROBLEMA, SERÁ ISSO QUE ENTENDI. ME AJUDE AMIGA, OBRIGADO.

DAMARLU disse...

Anderson:
Segundo a minha opinião, ela quis dizer que vai encaminhar o seu histórico para a escola prá ser refeito. Por que você não procura a escola e relata o que está acontecendo? É lógico que ela ainda existe, porque entrei agorinha no site do CEE e ela está lá como escola legal.
Talvez seja só excesso de preocupação sua, mas se esse povo da SRE estiver fazendo terrorismo, a própria escola pode intervir.
Dê-me notícias!

Anônimo disse...

Veja bem Damarlu, o que ocorre que a escola ja fechou , encerrou as suas atividades em julho passado se não me engano. Fiquei surpreso em voce dizer que a escola se encontra no site do cee , pois como escola extinta ela já não constava no site. O responsável pela escola é um conhecido meu e diretor de escola municipal em serra, acha que devo procura-lo e explicar a situação. aguardo voce, obrigado.

DAMARLU disse...

Anderson:
Acabo de verificar outra vez e o Instituto Granier está entre as escolas legais. Vê se você consegue, não sei como, verificar você mesmo e salvar com a data da consulta. É um trunfo prá você. Na minha opinião, você deveria sim, consultar o ex-diretor. E não se esqueça que a Sedu publicou seu nome como concluinte da etapa de ensino. Deve dar tudo certo...Impossível que a irresponsabilidade do CEE e da Sedu chegue a este ponto!

Anônimo disse...

Sim, apesar de estar em escolas legais, lá diz apenas que a escola estaria encerrando as atividades em tal data. mas vou imprimir isso também, pois tenho impresso a autorização do curso tanto no DIO como no CEE. Conversarei com o diretor e te dou noticias, obrigado mais uma vez.

DAMARLU disse...

Interessante! Não encontrei nada sobre o encerramento!!

Unknown disse...

Preciso de ajuda urgente!

Iniciei um curso no Instituto Granier e preciso do meu certificado do ensino médio que ficou com a escola, logo preciso saber onde localizar alguem que possa me entregar meu certificado.

Unknown disse...

Preciso de ajuda urgente!

Iniciei um curso no Instituto Granier e preciso do meu certificado do ensino médio que ficou com a escola, logo preciso saber onde localizar alguem que possa me entregar meu certificado.

DAMARLU disse...

Cleunice:
Pelo certo, toda a documentação da escola que teve sua atividade encerrada, deveria estar na Superintendência Regional de Educação. Mas, você pode, também, procurar a instituição onde você cursou o ensino médio e solicitar uma segunda via.
Boa sorte

Postar um comentário