segunda-feira, 14 de junho de 2010

SOBRE O INSTITUTO EDUCACIONAL ÔMEGA


 

Surpreende-nos a notícia veiculada no jornal "A Gazeta"do dia 12 de junho de 2010, com o título "Promessa de diploma rápido leva empresários para cadeia". Mais ainda surpreende-nos o subtítulo "Instituto perde autorização para oferecer supletivo".

Nele é informado que o Conselho Estadual de Educação cancelou a licença que o Instituto Ômega tinha para oferecer curso supletivo e emitir diplomas, devido a denúncias de fraudes em suas atividades, constando afirmação do presidente do Conselho de que, desde abril deste ano, começaram a surgir denúncias de irregularidades na escola.

Ora, como Conselheira até dezembro do ano passado, a minha surpresa se deve ao fato de que, desde então, existia no Conselho o processo da referida Instituição, de nº 133/2009, com parecer emitido à época pela Conselheira Rosana Monteiro, indeferindo a solicitação de autorização para mudança de endereço, que, de acordo com o artigo 31 da Resolução CEE/ES nº. 1286/06, ensejaria a cessação dos efeitos de atos autorizativos e de reconhecimento da instituição de ensino. Isto é, já existiam irregularidades no ano passado.

E só agora, no mesmo dia em que a Polícia Civil realiza o fechamento do Instituto Ômega, é publicada Resolução do Conselho Estadual de Educação determinando o encerramento das suas atividades, "definitiva e imediatamente"?

Sim. A Resolução que encerra as atividades do Instituto Ômega foi publicada, no Diário Oficial dos Poderes do Estado, na sexta- feira, dia 11 de junho de 2010, às páginas 16 e 17, e, segundo informação do jornal "A Gazeta", ele foi fechado pela Polícia Civil nesse mesmo dia.

Estranha coincidência!


 

417 comentários:

1 – 200 de 417   Recentes›   Mais recentes»
Anônimo disse...

Como fica a situação de pessoas que prestaram exames e receberam diplomas,e as entidades aceitaram pois não tinham conhecimento dos fraudes?

DAMARLU disse...

Neste caso, as instituições de ensino que receberam os alunos deverão consultar formalmente o Conselho Estadual de Educação do Espírito Santo sobre a validade da documentação apresentada.
Se os documentos não forem considerados válidos, a matrícula, no ano ou série, será considerada nula.

Anônimo disse...

conclui meus estudos no dia 01/04/2009 e recebi um diploma do instituto educacional omega, será que terei problemas?

DAMARLU disse...

Não acredito que você possa ter algum tipo de problema. Afinal, o Instituto Educacional Ômega figurava no rol das escolas legais do Sistema Estadual de Ensino do Estado do Espírito Santo, publicado no Diário Oficial dos Poderes do Estado de 19/12/2005, na página 15 (Portaria nº. 187-R, de 16/12/2005).
Além disso, até o dia 29 de março deste ano, o Conselho Estadual de Educação estava aprovando as suas solicitações, como é o caso da Resolução CEE/ES nº 2180/2010, que autorizou a sua mudança de endereço, revogando, inclusive, a Resolução CEE/ES nº. 2121/2009, que indeferia o pedido.

Anônimo disse...

Eu fiz o supletivo de 3 matérias em fevereiro desse ano, ja fiz as provas, passei, mas ainda não havia recebido o meu diploma, o que eu posso fazer, já que estou no meio do ano? Voltar uma série seria muito ruim. O que eu devo fazer?

DAMARLU disse...

Recomendo que você procure o Conselho Estadual de Educação com os comprovantes de sua aprovação e se informe sobre as providências que estão sendo tomadas para que os alunos não sejam prejudicados. Lembre-se que, até fevereiro, quando você concluiu as três disciplinas, o Instituto Educacional Ômega estava plenamente autorizado para funcionar.
Além disso, ele foi inspecionado recentemente como exigência para a autorização de sua mudança de endereço, concedida pelo CEE mediante a Resolução CEE/ES nº. 2180, publicada no Diário Oficial de 29 de março de 2010.
As suas atividades só foram encerradas pelo Conselho Estadual de Educação no dia 11 de junho de 2010, quando foi publicada a Resolução CEE/ES nº. 2281.
Ademais, a Lei nº. 9394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, define em seu artigo 10, inciso IV, que é atribuição do Sistema de Ensino Estadual “autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das instituições de educação superior e os estabelecimentos do seu sistema de ensino”.

Anônimo disse...

olá.. eu que fiz a ultima pergunta anônima.. mas o comprovante que eles me deram, foi um recibo comum, e eu não sei aonde está. você sabe me dizer se quando o local foi fechado, os documentos foram apreendidos também, porque lá o meu cadastro já estava feito, faltava só eu pegar o meu histórico da escola antiga e depois ir lá que eles fariam o diploma. Mas eu não peguei o histórico ainda! Por isso estou sem diploma. Você sabe se tem um prazo pra eu ir no conselho estadual de educação? muito obrigada, você está me ajudando bastante!

Anônimo disse...

alguem por favor me responda e tire minha duvida eu estudei e terminei meu supletivo no instituto educacional omega ltda estou com meu diploma eu formie no dia 25/03/2010
e com essa mudanca nao sei se meu diploma vai valer alguem me responda se souber alguma coisa .obrigado

Anônimo disse...

Minha filha fez supletivo de 03 matérias e passou.Peguei uma declaração para matricula no Instituto Ômega de que ela estava aprovada no mês de março e fiz matricula e ela esta estudando, só que não peguei ainda o diploma. Recentemente levei ao Ômega o histórico da escola anterior para que eles me dessem o histórico deles para eu levar na escola atual, só que estive no ômega para retirar o histórico e o diploma dela no dia 22/06/2010 e para minha completa surpresa estava fechado. E agora? estou muiiito preocupada, pois minha filha esta muito bem na escola atual.

DAMARLU disse...

Quando uma escola é fechada, independentemente do motivo, toda a documentação é recolhida pela Superintendência Regional de Educação respectiva, a quem cabe salvaguardar sua autenticidade e integridade. O seu endereço é: Praça Cristóvão Jacques, nº 260- Praia de Santa Helena- Vitória.

DAMARLU disse...

O mais recomendável é que você procure o Conselho ou a Superintendência o mais depressa possível. Até para resolver o problema de uma vez, forçando os órgãos competentes a agilizarem as providências que devem ser tomadas. Estou achando estranha a falta de manifestação sobre o assunto. Mas, se tudo foi feito corretamente, como define a Resolução CEE/ES nº. 1286/06, toda a documentação foi recolhida pela Superintendência Regional de Educação.

DAMARLU disse...

Creio que você não vai ter problemas. Lembre-se que o Ômega era uma escola que constava na lista das escolas legais do Conselho Estadual de Educação.

Anônimo disse...

Olá! Gostaria de saber como a gente vê a relação dos estudantes que concluíram o curso em 2009 no Colégio Omega e não conseguiram pegar o diploma em tempo hábil, pois a escola se encontra fechada.É estranho que se estava registrada legalmente deveria estar entregando os diplomas que tem datas anteriores a 2010. O conselho ou a superintendência não deveria estar entregando a documentação ao aluno já que escola se encontra fechada? Não consegui através do site do CEE ver esta informação.Responda com urgência por favor.Obrigada

DAMARLU disse...

De acordo com o artigo 26, inciso I da Resolução CEE/ES nº. 1286, quando as atividades de uma escola são encerradas, independentemente do motivo, a Superintendência Regional de Educação deve efetuar o recolhimento dos arquivos do estabelecimento, que permanecerão sob sua guarda e responsabilidade. Portanto, pelo certo é lá que você deve solicitar a sua documentação. O endereço é: Praça Cristóvão Jacques, nº. 260 – Praia de Santa Helena, em Vitória.
De qualquer forma, sugiro que, individualmente ou em grupo, vocês marquem uma reunião com o presidente do Conselho Estadual de Educação para que todas as dúvidas sejam sanadas. Aliás, acho muito estranho que não tenha havido, ainda, alguma manifestação, com orientações para os alunos e ex-alunos. Tenho certeza que muitas pessoas têm procurado o Conselho para solicitar informações.

Anônimo disse...

Olá! Gostaria de saber em qual site é possível ver relação de nomes de alunos que concluíram o ensino médio no Instituto Educacional Omega? Tentei ver pelas publicações do Diário Oficial, mas não foi possível. Aguardo sua resposta.

DAMARLU disse...

Em 17/12/2008, foi publicada no Diário Oficial a Resolução CEE/ES nº. 1836 que define normas para a publicação da relação de concluintes de cursos de instituições de ensino que compõem o Sistema Estadual de Ensino.

Nela, o artigo 1º. determina:

Art.1º. A Secretaria de Estado da Educação divulgará por meio de publicação no Diário Oficial do Estado, semestralmente e/ou anualmente, conforme o caso, a relação nominal dos concluintes dos exames supletivos e de cursos oferecidos nas instituições de ensino legalizadas, a seguir relacionadas:
I – ensino fundamental e médio na modalidade de educação de jovens e adultos, ministrados sob qualquer metodologia;
II – ensino médio;
III – educação profissional técnica de nível médio na forma integrada ao ensino médio;
IV - educação profissional técnica de nível médio;
V – exames supletivos nos níveis fundamental e médio.

No entanto, como você, consultei o Diário Oficial, mas não encontrei nada. Se eu conseguir a informação, postarei no “nosso” blog.

Anônimo disse...

Eu quem postei sobre minha filha, que fez três matérias no Omega. e gostaria de informações sobre carga horária, hj estive pensando sobre isso. Ela fez MATEMÁTICA,GEOGRAFIA e CIÊNCIAS e na época não me recordo se o omega me informou sobre isso, só gostaria de saber, pois estou muito preocupada e com receio que este supletivo que ela fez não tenha validade e que ela perca o ano que esta em curso, e como mencionei, ela esta tão bem. Pretendo ir entre hj e amanhã (01 ou 02/07) na Superintendência,pois nem consigo dormir pensando nisso e quero acabar logo com essa agônia na minha cabeça, mais preciso saber antes sobre a carga horária de cada curso.
Muito obrigada pois esta me ajudando muito.

DAMARLU disse...

Realmente não sei lhe dar informação sobre a carga horária das discipinas, porque não conheço o planejamento do Ômega.Recomendo, mais uma vez, que você procure a Superintendência de Educação. Encontrei, em um documento mais recente, um outro endereço: Rua Chapot Prevot, nº 89- Praia do Canto.
Gostaria que você me desse um retorno do caso, para me subsidiar nas respostas a outras dúvidas que possam surgir

Anônimo disse...

É este endereço que eu conheço na Chapot Presvot...inclusive já estive no local, na época que minha filha fez o supletivo e o Ômega me deu uma declaração,e disse que eu já podia matricula-la eu fui em uma escola particular, esta escola me informou que o Ômega estava devendo um documento de mudança de endereço para a Superintendência e pediu para que eu fosse até este o local, na Chapot e procurasse saber se já estava tudo normalizado e se o Ômega estava com documentação em ordem... e eu fui... lá me informaram que já estava tudo ok! e que não tinham mais problema nenhum... Isto foi no final de março...Foi quando matriculei minha filha numa rede pública, pois na particular não havia mais vaga.
Amanhã sem falta irei a Superintendência, só estava aguardando para ver se tinha informações sobre a carga horária mesmo. Te darei retorno com certeza e agradeço a atenção.

Anônimo disse...

Olá fiz um supletivo no ano passado, quando eu tinha 17 anos ainda, fiz a prova tudo certinho e passei, mas como eu tinha 17 anos ainda nao podia pegar o diploma. Completei 18 anos no dia 29 de junho e no dia que fui lá pegar o diploma a instituição estava fechada,nao era o Instituto Omega. Já tinha planejado algumas coisas para fazer depois de pegar o diploma e agora foi tudo por agua a baixo, paguei 400 reais.
O que eu faço ?

Anônimo disse...

Só complementando:O supletivo que eu fiz era na Av. Vitória

DAMARLU disse...

Na verdade, você não poderia ter feito a prova. O artigo 38 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9394, de 20 de dezembro de 1996, é clara ao definir a idade de 15 anos para a realização do exame no nível do ensino fundamental e 18 anos no nível de conclusão do ensino médio. Como não há fiscalização adequada, as instituições funcionam praticando atos que ferem a lei.
Você já procurou saber quando a escola fechou ou se apenas mudou de endereço? Se ela for uma instituição autorizada, a Superintendência Regional de Educação e o Conselho Estadual de Educação poderão lhe dar informações.
O endereço da Superintendência é Rua Chapot Prevot , nº. 89 – Praia do Canto, e o do Conselho Estadual é Edifício Rural BanK, 7º andar – Centro. Os telefones do Conselho são: 32220448 e 33813585.
Lembre-se que você tem que ter o nome da escola.

Unknown disse...

eu sou de governador valadares... e recebi o diploma em novenbro.. ja passei nu vestibular..quero aber se vou ter problemas?

DAMARLU disse...

Acredito que, se você já fez sua matrícula na Faculdade e não houve questionamentos sobre a sua documentação, deve estar tudo certo.

Anônimo disse...

OLÁ,
FIZ AS PROVAS DIA 14 DE MAIO DE 2009 E ATÉ O MOMENTO NÃO PUDE PEGAR MEU DIPLOMA, POIS PRECISEI TRABALHAR EM OUTRO ESTADO; E SÓ AGORA FIQUEI SABENDO QUE O INSTITUTO FOI FECHADO. A QUEM DEVO RECORRER? POIS NECESSITO DESSE HISTÓRICO COM URGENCIA.
DESDE JÁ, AGRADEÇO!

Anônimo disse...

Olá, acabei de saber da Superintendência de Educação que as pessoas que fizeram matérias no Instituto ômega correm o risco de terem os documentos (históricos) invalidados caso sejam posterior ao ano de 2007. A sugestão dada por eles é realizar as matérias no CEEJA, pois é a única instituição autorizada realizar supletivo por matéria, mesmo quem já tem o histórico nas mãos.

DAMARLU disse...

De acordo com o artigo 26, inciso I da Resolução CEE/ES nº. 1286, quando as atividades de uma escola são encerradas, independentemente do motivo, a Superintendência Regional de Educação deve efetuar o recolhimento dos arquivos do estabelecimento, que permanecerão sob sua guarda e responsabilidade. Portanto, pelo certo é lá que você deve solicitar a sua documentação. O endereço é: Praça Cristóvão Jacques, nº. 260 – Praia de Santa Helena, em Vitória.
De qualquer forma, sugiro que, individualmente ou em grupo, vocês marquem uma reunião com o presidente do Conselho Estadual de Educação para que todas as dúvidas sejam sanadas. Aliás, acho muito estranho que não tenha havido, ainda, alguma manifestação, com orientações para os alunos e ex-alunos. Tenho certeza que muitas pessoas têm procurado o Conselho para solicitar informações.

DAMARLU disse...

De acordo com o artigo 26, inciso I da Resolução CEE/ES nº. 1286, quando as atividades de uma escola são encerradas, independentemente do motivo, a Superintendência Regional de Educação deve efetuar o recolhimento dos arquivos do estabelecimento, que permanecerão sob sua guarda e responsabilidade. Portanto, pelo certo é lá que você deve solicitar a sua documentação. O endereço é: Rua Chapot Prevot, nº. 89- Praia do Canto – Vitória.
Já orientamos um caso como o seu. Seria bom que cada um que resolvesse o seu problema postasse a informação no blog, visando subsidiar as minhas respostas e auxiliar outros que tenham o mesmo problema.

Anônimo disse...

Segundo a superintendência eles não podem emitir nenhum documento referente ao Instituto ômega porque eles estão sob investigação. Daí sugeriram refazer o supletivo no CEEJA, afim de não perder o ano cursado.

DAMARLU disse...

Independentemente de vocês fazerem outra prova, é importante que vocês pressionem os órgãos competentes, responsáveis pela autorização e fiscalização, para que casos como este não ocorram mais. Ora, até o dia 29 de março deste ano, o Conselho Estadual estava aprovando solicitações do Instituto Ômega, como é o caso da Resolução CEE/ES nº. 2180.
A população merece uma explicação! Afinal o Instituto Ômega estava incluído entre as instituições legais até o dia 10 de junho deste ano!
Por que será que ninguém se manifesta sobre o assunto publicamente?

Anônimo disse...

Pois é...concordo plenamente, todos nós precisamos de informações concretas. Na verdade, acredito que as autoridades competentes não sabem o que fazer, qual atitude tomar, pois a instituição era legalizada. Daí, de quem é a responsabilidade e como agir diante de tantas pessoas nessa situação? O prejuízo recairá para os alunos,os únicos incentes nessa história toda? E como invalidar históricos se existem pessoas que já estão em faculdades, inclusive na UFES?
Para mim, mãe de aluna nessa situação, é angustiante. Vou aceitar a sugestão da Superintendência e matricula-la no CEEJA, pois ela cursa o terceiro ano do ensino médio, e agora tem que correr contra o tempo, pois o vestibular está próximo.

Anônimo disse...

Onde é este CEEJA para que eu tbm corra atrás do prejuízo de minha filha?? pois falei com o Conselho na terça feira desta semana e a orientação é que eu espere mais um pouco (um mês) para ir a Superintendência, pois toda a documentação que pertencia ao ÔMEGA esta de posse da POLÍCIA e desta forma a Superintendência não têm como emitir qualquer tipo de documento.
EU, na verdade já até sei como isto vai acabar, a corda vai arrebentar para o lado mais fraco e os alunos que ficarão com o prejuízo... que será muito sério, pois como já disse anteriormente, minha filha já esta cursando o primeiro ano do segundo grau e com certeza NÃO sei como será se o supletivo que ela fez no omega for invalidado. E tbm sei que vou brigar pelos meus direitos, pq EU estive pessoalmente na Superintendência e me informei sobre o Ômega antes disso tudo acontecer e fui informada que estava TUDO OK! que o que estava pendente era somente a mudança de endereço e que o Omega já havia resolvido e eu acreditei né? então, minha filha pode até fazer outro curso(pq não posso prejudica-la)mais, com certeza terão que justificar esta informação errada que me deram. Só darei o tempo que o presidente pediu que eu desse e depois disso cobrarei com certeza que se retratem e conforme for colocarei no Jornal A TRIBUNA na sessão QUAL É A BRONCA, pq eles terão que me responder por escrito.

DAMARLU disse...

O endereço do CEEJA em Vitória é Ladeira São Bento, nº. 60 – Centro. Estou postando, também, algumas informações sobre os exames divulgadas no Portal do Governo do Estado do Espírito Santo, em 18 de maio deste ano. A Portaria que dispõe sobre os exames supletivos está no comentário seguinte.

Notícias
18/05/2010 16:27 | Educação
Inscrições abertas para exames supletivos nos CEEJA
Começa nesta quarta-feira (19) e vai até as 23h59 do próximo dia 31 o prazo para se inscrever no primeiro exame supletivo aplicado pelos Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA).
Já para o segundo exame, os candidatos podem se inscrever de 13 a 24 de setembro. As inscrições serão feitas exclusivamente pela Internet, no endereço eletrônico http://www.sedu.es.gov.br/.
Para se inscrever, o candidato deve morar no Espírito Santo e ser maior de 15 anos, caso queira prestar exames para conclusão do Ensino Fundamental, e maior de 18 anos para o Ensino Médio.
As provas serão realizadas nas datas prováveis de 24, 25, 31 de julho e 01 de agosto; e 23, 24, 30 e 31 de outubro. A divulgação dos locais e horários de provas deverá ocorrer a partir do dia 21 de julho, no site da Sedu. Outras informações podem ser encontradas na portaria que regulamenta os exames.

- Confira a portaria no comentário seguinte.

DAMARLU disse...

PORTARIA Nº 054-R, DE 17 DE MAIO DE 2010.
Dispõe sobre a realização dos Exames Supletivos nos Centros
Estaduais de Educação de Jovens e Adultos - CEEJA.
A SECRETÁRIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso da atribuição que
lhe foi conferida pela Lei Nº. 3.043/75,

RESOLVE:


Das Diretrizes Gerais

Art. 1º - Os exames supletivos, nos níveis de conclusão de Ensino
Fundamental e Médio obedecerão às normas fixadas nesta portaria e
serão aplicados pelos Centros Estaduais de Educação de Jovens e
Adultos - CEEJA, devidamente autorizados pelo órgão competente.

Art. 2º - Os exames a que se refere o art. 1º serão realizados de acordo
com o cronograma abaixo:

Exames Período de Inscrições Realização das Provas Resultados
1º Exame 19 a 31/05/2010 24, 25,31/07 e 01/08/2010 31/08/2010

2º Exame 13 a 24/09/2010 23, 24,30 e 31/10/2010 29/11/2010

Art. 3º - Para efeito dos exames supletivos, serão observados os seguintes componentes curriculares/disciplinas:

I – Ensino Fundamental:
Língua Portuguesa, incluída Redação, Matemática, Ciências, História,
Geografia, Artes/Arte. A Língua Estrangeira Moderna (Inglês) será de
oferta obrigatória da escola e prestação facultativa por parte do aluno,
nos exames.

II – Ensino Médio:
Língua Portuguesa, incluídas Redação e Literatura, Matemática, Biologia,
Física, Química, História, Geografia, Artes/Arte, Língua Estrangeira
Moderna (Inglês), Filosofia e Sociologia.

Das Inscrições

Art. 4º - As inscrições serão feitas, exclusivamente, pela Internet, no
endereço eletrônico www.sedu.es.gov.br e destinam-se somente a
candidatos residentes e domiciliados no Estado do Espírito Santo,
observado:
I - no ato da inscrição, o candidato deverá preencher corretamente a
ficha de inscrição on-line (anexo I);
II - somente poderão se inscrever os candidatos cuja idade cronológica,
até o dia da realização do exame pretendido, seja igual ou superior a:
15 (quinze) anos completos, para candidatos à conclusão do ensino
fundamental;
18 (dezoito) anos completos, para candidatos à conclusão do ensino
médio.
III - o candidato ao exame deverá fornecer dados que comprovem
residência no Estado do Espírito Santo;
IV - o candidato com necessidades educativas especiais deverá registrar
no campo próprio da ficha de inscrição, a área da deficiência que
demanda atenção especial, para que sejam providenciados, em tempo
hábil, os recursos necessários a cada caso.

CONTINUA NOS PRÓXIMOS COMENTÁRIOS

DAMARLU disse...

Do Processo Eletrônico

Art. 5º - Para participar do exame o candidato deverá:
I - acessar a página www.sedu.es.gov.br, ler as orientações contidas na
presente portaria e preencher a ficha de inscrição on-line, até às 23
horas e 59 minutos do dia 31/05/2010 (segunda-feira);
II - é de inteira e exclusiva responsabilidade do candidato o completo e
correto preenchimento da ficha de inscrição, mesmo quando feito por
representante. A SEDU não assumirá responsabilidade por eventuais
prejuízos causados pelo preenchimento incorreto do mesmo, sendo que
qualquer informação em desacordo com esta portaria poderá acarretar a
não participação nos referidos exames;
III - a Secretaria de Estado da Educação não se responsabilizará por
solicitação de inscrição via internet não efetivada por motivos de ordem
técnica, falhas de comunicação ou congestionamento de linhas de
comunicação que impossibilitem a transferência dos dados ou a
impressão dos documentos;
IV - caso o candidato já tenha participado de exames anteriores na
unidade do CEEJA-ES para o qual está se inscrevendo neste processo,
deverá informar (campo próprio da ficha ) o número da inscrição
recebido à época do exame.

Art. 6º - Somente poderão se inscrever os candidatos cuja idade
cronológica, até o dia da realização do exame pretendido, seja igual ou
superior a:
I - 15 (quinze) anos completos, para candidatos à conclusão do ensino
fundamental;
II - 18 (dezoito) anos completos, para candidatos à conclusão do ensino
médio.

Art. 7º - Para participar dos exames o candidato deverá apresentar o
mesmo documento de identificação com foto utilizado no ato da
inscrição.

Art. 8º - O candidato aos exames supletivos poderá se inscrever em
todas as disciplinas do ensino fundamental e do ensino médio ou
somente nas disciplinas que optar para prestar exames.
Das Orientações ao Candidato

Art. 9º - O candidato inscrito no exame deverá observar os seguintes
procedimentos relacionados abaixo:
I - apresentar-se no local da prova 30 (trinta) minutos antes do início do
exame, munido de documento de identificação com foto, original com o
qual se inscreveu;
II - preencher o cartão-resposta com caneta esferográfica de tinta na
cor azul ou preta;
III - permanecer na sala e somente se ausentar definitivamente após 30
(trinta) minutos do início das provas;
IV - não portar aparelhos eletrônicos, tais como: calculadora, relógio
com calculadora, telefone celular. Esses objetos deverão ser colocados
sobre a mesa até o término da prova, ficando sob a guarda dos
aplicadores;
V - permanecer em silêncio durante a realização das provas;
VI - dirigir-se ao aplicador de prova somente em caso de real
necessidade;
VII - manter-se atento à sua prova, uma vez que não será permitida
qualquer comunicação com outro candidato;
VIII - afastar-se da sala durante a realização das provas somente se
permitido e com o acompanhamento do aplicador.

Art. 10 - A inscrição para os exames supletivos implicará no
conhecimento e aceitação por parte do candidato, de todas as condições estabelecidas na presente portaria.

CONTINUA

DAMARLU disse...

Art. 11 - Para obter informação do local onde fará as provas para as
quais se inscreveu, bem como o horário de realização das mesmas, o
candidato deverá consultar o site da SEDU www.sedu.es.gov.br, a partir do dia 19/07/2010 ou no próprio CEEJA ou no local definido para a realização dos exames.

Parágrafo único - Os endereços /telefones dos CEEJA são:
•CEEJA Vitória
Ladeira São Bento, nº 66, Centro
Tel.: 27 3223-6429 – 27 3223-3563
•CEEJA Colatina
Av. Pedro Vitali, 209, Bairro Tropical
Tel.: 27 3721-1433
•CEEJA Cachoeiro de Itapemirim
Rua Moreira, nº 215, Bairro Cel. Borges
Tel.: 28 3522-5678
•CEEJA Linhares
Rua Monsenhor Pedrinha, s/n, Centro
Tel.: 27 3371-0179

Da aplicação dos Exames

Art. 12 - Os exames serão realizados de acordo com o cronograma
estabelecido no artigo 2º desta portaria.

Da Aprovação, dos Resultados e Recursos

Art. 13 - Os resultados dos exames serão divulgados no site da SEDU,
endereço eletrônico www.sedu.es.gov.br, ou nas unidades dos CEEJA,
conforme cronograma estabelecido no art. 2º desta portaria.

Art. 14 - Será considerado aprovado na disciplina, o candidato que
obtiver nota igual ou superior a 6,0 (seis) na escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez).

Art. 15 - Após a divulgação dos resultados, os CEEJA expedirão o
certificado de conclusão parcial das disciplinas ou certificados de
conclusão de escolaridade, num prazo máximo de 15 (quinze) dias úteis,a contar da data do requerimento do candidato.

Art. 16 - O candidato para requerer o certificado de conclusão parcialdas disciplinas ou certificados de conclusão de escolaridade, deverá
apresentar os seguintes documentos:
I - 1 foto 3x4 recente;
II - cópia simples da carteira de identidade, ou da carteira nacional de habilitação ou, ainda, da carteira de trabalho, acompanhada do
documento original;
III - cópia do histórico escolar.

Art. 17 - Os CEEJA deverão elaborar os documentos abaixo relacionados e encaminhá-los aos órgãos indicados, nos prazos estabelecidos:
I - atas de resultados finais, a ser encaminhada anualmente à SRE, no prazo fixado pela Secretaria de Estado da Educação;
II - relatório circunstanciado da realização dos exames supletivos nos níveis do ensino fundamental e médio, com o quantitativo de inscritos
compreendendo os intervalos de 15 a 17 anos; 18 a 24 anos; 25 a 29
anos e acima de 30 anos, a ser encaminhado às SRE e SEDU Central,
no prazo de até 40 (quarenta) dias após a sua realização;
III - relação nominal, registrando o quantitativo de alunos concluintes do
ensino fundamental e médio, conforme estabelecido na Portaria Nº. 038-R, de 24 de março de 2009 a ser encaminhada às Superintendências
Regionais de Educação e SEDU Central, até 60 (sessenta) dias após a
realização dos exames.

Das Disposições Finais

Art. 18 - Caberá às equipes da Inspeção Escolar e da Educação,
Juventude e Diversidade/EJA, das Superintendências Regionais de
Educação responsabilizar-se pelo acompanhamento da realização dos
exames nos CEEJA.

Art. 19 - É vedada a cobrança de qualquer taxa aos alunos/candidatos
inscritos para os exames nos CEEJA.

Art. 20 - Caberá aos CEEJA, assegurar aos alunos/inscritos com
necessidades educacionais especiais, atendimento de acordo com suas
peculiaridades.

Art. 21 - A incineração do material utilizado nos exames supletivos só poderá ocorrer, decorrido o prazo de 120 (cento e vinte) dias após sua
aplicação.

Art. 22 - Caberá aos CEEJA, afixar em lugar visível a presente portaria,
destacando os critérios para a realização dos exames, com base nas
normas em vigor.

Art. 23 - Revogam-se as disposições em contrário.

Art. 24 - Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Vitória, 17 de maio de 2010.


ADRIANA SPERANDIO

Anônimo disse...

Estive no CEEJA como sugerido pela Superintendência de Educação, porém esqueceram de me avisar que para pagar matérias do ensino médio, a pessoa deve ter mais de dezoito anos, como postado aqui, que não é o caso da minha filha. No CEEJA me disseram que somente com autorização judicial ela poderá pagar as matérias que ficaram pendentes. Bom, diante disso procurei o juizado especial, mas para minha surpresa fui informada que por ela ser menor, a única forma de conseguir tal autorização e no juizado comum, através de advogado. Significa que terei que pagar uma conta que na verdade não é minha. É da secretaria de educação que não sabe nem fiscalizar as escolas que ela autoriza o funcionamento.

DAMARLU disse...

Você disse que sua filha está matriculada em uma escola estadual. Na documentação que você apresentou para efetuar a matrícula não constava que ela tinha cursado disciplinas no Ômega, sem ter a idade mínima exigida por lei?

Anônimo disse...

O documento que matriculei minha filha na escola Estadual que ela se encontra e que estou gostando muito, pois ela esta muito bem, foi uma DECLARAÇÃO do Instituto Omega, que aceitaram e matricularam. E a escola particular tbm ia aceitar, mais não tinha mais vaga. Antes dela fazer as provas do Omega eu estive na superintendência e perguntei qual era a idade mínima para fazer o supletivo do ensino fundamental e informei que era no OMEGA, fui informada que era 15 anos e que o Omega já estava com a documentação de mudança de endereço toda legal. E no momento que estava conversando haviam três pessoas me dando a mesma informação, pois estavam todas numa mesma sala. E eu como sou detalhista anotei o nome de uma delas, agradeci e fui embora...
Quando minha filha fez as provas ela já estava com 15 anos.

DAMARLU disse...

Então quanto a idade exigida está tudo certo. Mas não estou entendendo porque você quer que ela faça o supletivo ensino médio. Ela não está cursando na escola do Estado?

Anônimo disse...

Acredito que somos DUAS mães falando de duas filhas diferentes,rsrs (Uma filha que é a minha que cursou três matérias do ensino fundamental)e esta com 15 anos e obtive do Omega em março uma DECLARAÇÃO para matricula e matriculei-a numa escola estadual, só que não tive tempo de retirar o histórico, e quando estive no Omega em 22/06 o Instituto estava fechado, e estou preocupada pq quando a escola estadual que ela esta solicitar o histórico eu não terei. Então estou buscando solução, mais nem sei o que fazer direito, liguei para o conselho e o presidente me falou para que eu procure a superintendência mais pra frente, pois os documentos do Omega se encontram com a polícia sobre investigação. E estou aguardando para ir até lá no início de agosto.

DAMARLU disse...

Eu já desconfiava que eram duas mães, porque não estava entendendo mais nada! No seu caso, espere um mês como o presidente recomendou e volte a procurá-lo ou a Superintendência. Como sua filha está em uma escola estadual, o problema parece menor, porque a direção da escola deve estar por dentro do caso. Quando você postar outro comentário, identifique-se como “anônima 1” para que possamos nos comunicar melhor.

Anônimo disse...

Olá, boa tarde.
esqueci de mencionar que minha filha está matriculada numa escola privada. Terceiro ano do ensino médio, prestes a fazer vestibular e com esse problemão pra resolver. Bom, o que eu sei, é que hj novamente liguei para a Superintendência e eles não veem o problema como deles. Pedi mais uma vez uma solução, e nada. Realmente não sei o que fazer, estou perdida. Creio que restará aos pais entrar na justiça.

DAMARLU disse...

Estou confusa! São três mães participando do blog, mas como todas as três se identificam como anônimas, não sei identificar cada caso separadamente. Identifique-se como “anônima3º ano ensino médio” e me conte tudo desde o princípio.

Anônimo disse...

Aonde o Instituto omega se encontra ? presciso pegar um documento que ficou lá.

Anônimo disse...

Por favor alguem me ajude............

DAMARLU disse...

O Instituto Educacional Ômega foi fechado pela Polícia e, pelas informações que temos, toda a documentação encontra-se em seu poder.

Anônimo disse...

Eu fiz o supletivo no Instituto Omega ano passado, estou com certificado em mãos, já estou fazendo faculdade, será que pode ter algum problema? A faculdade aceitou a declaração, e logo depois entreguei o certificado, estou no segundo periodo.

DAMARLU disse...

Não acredito que você possa ter problemas. Creio que isso só acontecerá com aqueles que receberam certificado antes de terem a idade certa para a etapa cursada. De qualquer forma, estude bastante em seu novo curso...

Anônimo disse...

Eu só entreguei uma DECLARAÇÃO exigida pela escola atual para matricula na época, quando fui pegar o histórico do fundamental no Omega já estava fechado, e quando a escola atual pedir o histórico o que devo fazer?? Até a presente data a escola que estou estudando não solicitou, mais deve solicitar até o final do ano, e pior que entreguei o histórico que eu tinha até a sétima série para o Omega e agora estou sem este documento tbm.
O que faço? estou muito aborrecida e preocupada com isso e sem saber o que fazer.

DAMARLU disse...

Na minha opinião, vocês devem se mobilizar para conseguir respostas dos órgãos responsáveis pelo sistema. Já se passaram 45 dias desde que o Ômega foi fechado e não aparece nenhuma notícia nos jornais sobre o assunto?! Parece que nada aconteceu! Fui informada, através desse blog, que o presidente do Conselho Estadual de Educação pediu a um aluno que ele esperasse mais uns dias para que os documentos fossem liberados pela Polícia. A questão toda é que tudo que diz respeito à justiça demora muito. A minha sugestão é que vocês acionem a imprensa para que o debate venha a público, ou procurem um advogado que, além de entrar em contato com o Conselho e Secretaria de Educação, possa buscar informações sobre o andamento do processo na Justiça.
De verdade, eu estou surpresa com a falta de interesse da imprensa nesse caso!

Anônimo disse...

olá, fiz a prova no instituto omega em dezembro, e entreguei a copia do meu historico escolar, mais quando fui pegar o historico o instituto ja estava fechado. Estou perdida, pois estou no 3 ano do ensino medio e estudo em uma escola particular e esta ja esta pedindo que eu entregue o historico. O que eu devo fazer? o unico comprovante que eles me deram foi o de pagamento, mais nada! não sei o que faço. me ajude! desde já agradeço.

Anônimo disse...

oi recebi o certificado do ensino medio no mes de novembro. Fiz as provas e passei ; alias estudei muito para poder prestar as provas . foi dificil eu dediquei muito tempo estudando para conseguir . agora estou cursando tecnico de enfermagem . a escola aceitou meu certificado . tambem tinha feito pesquisa e so fiz o supletivo no omega por ele ser autorizado a prestar as provas e emitir certificado . me responda sera que vou ter problema? ; e que estou pagando caro o meu tecnico .

Anônimo disse...

ei estou com meu certificado do intituto omega . e do ensino medio fis a prova final do ano . ja estou na faculdade sera que tenho que fazer de novo o ensino medio ; uma vez que ate junho deste ano o instituto estava nas condiçoes legais . minha prova nao foi facil tambem . estudei para fazer a prova .

DAMARLU disse...

Eu acredito que quem já está com o certificado em mãos não deve ter problemas. No entanto, aqueles que ainda não o receberam poderão ter, se houve alguma irregularidade na sua obtenção. Por exemplo: idade não compatível com a etapa cursada. Para aqueles que não têm ainda o comprovante de conclusão, aconselho que pressionem os órgãos competentes para que, o mais cedo possível, consigam alguma informação. Inclusive, como disse aqui ontem, contratando um advogado para verificar, junto à justiça, como anda o processo de apuração das irregularidades e qual é o prazo previsto para o seu término.
Tenho acompanhado os jornais todos os dias e não vejo nenhuma notícia sobre o assunto. Parece que nada aconteceu e que não existem pessoas envolvidas, aflitas por uma solução.

Anônimo disse...

Mandei email para cee-es mas nao me deram resposta sobre a legalidade de certificados.por que tanto silencio?Como fazer p saber se diplomas emitidos ate inicio de 2010 terao validade?

Anônimo disse...

liguei para cee-es e atendente me disse que so o presidente do cee poderia afirmar a legalidade ou nao dos diplomas.Foi ai q mandei email ha duas semanas e nada de resposta

DAMARLU disse...

Outros ex-alunos já me disseram a mesma coisa. Parece que eles não estão respondendo a ninguém. É por isso que eu tenho dito que vocês têm que se organizarem e cobrar do Conselho uma explicação. Outra providência é a contratação de um advogado para verificar o andamento do processo. A imprensa também poderia ser acionada. Por que será que o assunto morreu? Tem alguém querendo esconder algum fato?

Anônimo disse...

so o instituto omega tem autorizaçao para emitir certificado desse tipo de supletivo? estou coim meu certificado em maos e a escola que estudo considerou o meu certificado autentico. estou no segundo periodo estou com medo de perder tudo me ajude

Anônimo disse...

oi estou com meu certificado . e do instituto omega sera que posso prestar prova agora em agosto para a faculdade. quando fiz a escola era legalizada a emitir o certificado me ajude estou confusa

DAMARLU disse...

O Instituto Educacional Ômega tinha autorização para ministrar Educação de Jovens e Adultos, mas, a partir da Resolução CEE/ES nº. 2281, publicada no Diário Oficial de 11 de junho de 2010, ela foi revogada. Mas, isso não significa que todos os documentos emitidos por ele serão invalidados. Procure não se preocupar com isso por enquanto. Se você obteve o certificado por meios legais e com atendimento à legislação, com certeza nada de mal acontecerá.
Lembre-se que, pelo menos até o dia 29/02/2010, o Ômega era considerada uma boa instituição, levando o Conselho Estadual de Educação, após, acredito, análise apurada, a revogar o indeferimento de mudança de endereço anteriormente definido. Ora, pela resolução do próprio Conselho a mudança de endereço sem prévia autorização enseja o fechamento da instituição. Se isso não foi feito, é porque para o Conselho tudo estava muito bem.
E quem já está com o certificado em mãos não deve interromper a vida de estudante. Continue! Faça o vestibular e vá em frente!

Anônimo disse...

e quem só entregou a declaração para matricula?? e não teve tempo de ir buscar o diploma com histórico?? como vai ficar?? será que vou conseguir meu histórico com a superintendência?? ou irão me negar?? Fiz supletivo em abril e tinha idade para isso. E já estou estudando numa escola pública, só que ainda não pediram o histórico. E quando pedirem o que fazer?
Grata

DAMARLU disse...

Muitas pessoas estão na sua situação que é a pior de todas. Pelas informações que tenho, o presidente do Conselho pediu que uma mãe que o procurou esperasse mais ou menos um mês para que a polícia liberasse a documentação e ela pudesse procurar informações na Superintendência. Creio que lá pela segunda semana de agosto, vocês deveriam fazer isso.
Como você está estudando em uma escola pública, a direção deve estar informada sobre o assunto e, com certeza, vai lhe dar um tempo até que a situação seja resolvida.

Anônimo disse...

Olá meu nome é cladson eu fiz o curso supletivo ensino medio pelo instituto educacional omega foi através da uma franquia aquí na minha cidade Ipatinga Minas gerais concluido em março de 2010 meu certificado tem valor? aguardo resposta .

DAMARLU disse...

Cladson:
Em princípio sim, porque o Ômega tinha autorização para funcionar. Não sabemos é se esse convênio era legal. Mas, como a Justiça está analisando toda a documentação, você vai ter que esperar os próximos acontecimentos. Mas, não deixe isso atrapalhar sua vida: você está com o certificado nas mãos, o que já é um avanço com relação àqueles que não têm comprovante oficial de conclusão. Use-o normalmente.

Anônimo disse...

Oi, sou a mãe que esta aguardando o mês de agosto para procurar a superintendência, e estou muito apreensiva, mais estou seguindo a orientação do Presidente do Conselho, e assim que tiver alguma notícia, vou postar aqui para que outras pessoas que estão com o mesmo problema como eu e minha filha, possam acompanhar.

Anônimo disse...

Oi, eu quem postou a anterior e tbm penso que:
Como eu entreguei a DECLARAÇÃO de minha filha para a escola Estadual que ela esta estudando e que foi emitida pelo Instituto Omega em março, este documento já não seria considerado uma prova de que ela passou no supletivo?? Se a escola aceitou matricular com este documento é pq estava tudo em ordem com a escolaridade dela! Pq as escolas públicas nem privadas não aceitam matricular ninguém sem pelo menos uma declaração de escolaridade. Então eu penso que só em eu ter entregue a declaração já tenho prova de que ela fez o supletivo e foi aprovada, e é nisso que estou me apegando, para quando for a superintendência.
Ai Meu Deus, estou muito preocupada, e caso a Superintendência fale que não irá dar certificados para os que cursaram o ômega eu pretendo brigar pelos meus direitos, pois como já disse anteriormente eu estive lá pessoalmente na época que tive interesse que minha filha fizesse o supletivo e me informaram que estava tudo certo com o Ômega.

DAMARLU disse...

Concordo plenamente com você! Se existe uma publicação do Conselho Estadual de Educação listando as escolas legais, é ela que o cidadão tem que consultar. E se o Ômega constava dessa listagem e o certificado (ou inicialmente a declaração) foi obtido sem o uso de meios fraudulentos por parte do aluno, não há porque o documento “perder a validade”. Se isso ocorrer, vocês têm que acionar a justiça. Afinal, existem órgãos responsáveis pela fiscalização dessas instituições e o cidadão tem que acreditar nelas. Considero que as fraudes ocorridas têm a co-responsabilidade dos órgãos responsáveis pela fiscalização que, em março deste ano, publicou resolução deferindo recurso impetrado pelo Ômega, baseado em Parecer que trazia elogios ao funcionamento do Instituto.
Mas procure não se preocupar tanto e aguardar os acontecimentos.

Anônimo disse...

Olá,
gostaria de saber se existe alguma possibilidade de todos os certificados que foram emitidos até o fechamento da escola que ainda não foram entregues serem invalidados,pois terminei o supletivo ano passado e ainda não estou com o meu em mãos.E gostaria de chamar a atenção dos orgãos competentes pela falta de informação sobre o fechamento da escola.

Newroman disse...

Pelo amor de Deus, me deem um refrigério, estou confuso e entrando em desespero quase!
Fiz o supletivo Marchesi em 2005 (são os mesmo donos do instituo ômega) na rua duque de caxias no centro de vitória, recebi o meu diploma, foi publicado no diário oficial do RJ e tudo mais... Resumindo, prestei concurso para a PMES em 2009, passei, frequentei o curso de Soldados e já estou atuando nas ruas há algum tempo.
Mas agora, com os últimos acontecimentos, estou entrando em paranóia com essa história dos donos do supletivo Marchesi e Intituto ômega terem sido presos, e com a possibilidade de nossos diplomas serem invalidados, mesmo eu tendo feito em 2005, e eu acabar sendo excluído da PMES e tendo que responder processo de falsidade ideológica como andam dizendo os jornais e tals....En não comprei diploma nenhum, eu estudei muito isso sim!!!!
Por favor alguém me diga algo...O que devo Fazer?! Acendam a luzzzzz

DAMARLU disse...

Newroman:
Ninguém pode afirmar nada com absoluta certeza, mas se revogarem a validade de um certificado emitido em 2005, aí sim, não podemos acreditar mais em nada neste País! Fique tranquilo! Acredito que isso é impossível de acontecer! Seriam muitos anos de incompetência e cegueira dos órgãos governamentais!
Continue o seu trabalho sem preocupações desse tipo, que é o que você precisa nessa profissão.

DAMARLU disse...

Olá!
Não vejo a possibilidade de cancelamento de todos os documentos emitidos pelo Ômega: apenas aqueles que apresentarem irregularidades.

maira disse...

eu queria postar que estudei o supletivo no omega . fiz as provas e no dia de prestar a prova foi feito tudo muito bem honesto . ate me falaram que eu tinha que estudar muito para passar ; e eu sai bem preparada . faço tecnico com alunos que estudaram em ano letivo normal e minhas notas sao igual ou ate melhor do que as de muitos . agora estou apreensiva com medo de invalidarem meu historico . e perder todo meu tempo abraços a todos

Anônimo disse...

Oi sou a mãe que postou acima de novo...
Minha filha tbm estudou bastante e eu a ajudei muito com as apostilas de estudos que o Omega fornecia, e no dia das provas tbm não vi nenhuma irregularidade, pois ela ficou numa sala sozinha, eu aguardei do lado de fora da sala, minha filha demorou bastante fazendo as provas, pois eram muitas questões a serem respondidas e depois tivemos que retornar lá por mais três ou quatro vezes para fazer outra prova de matemática que ficou faltando e eu pedi um tempo maior de estudos para que minha filha estivesse mais preparada, pois ela estava nervosa, com medo de não passar nas provas. Sempre fui bem atendida pela pessoa que me recebia lá, ela me informou sobre a idade miníma, de 15 anos, para fazer supletivo de fundamental e fiquei aguardando para que ela pudesse fazer. Até agora não entendi o pq o Omega foi fechado, só falam que estavam com documentação irregular... mais na época que estive na superintendência (Março/2010), não constava irregularidade nenhuma. E olha que falei com três pessoas que estavam na mesma sala e TODAS responderam em coro que a unica pendência era a de mudança de endereço, mais que já havia sido resolvido. E agora esta bomba para quem fez o supletivo, acreditando que o instituto era legal. Deveriam de honrar o compromisso com as pessoas que fizeram supletivo, pois afinal de contas foram eles que validaram a documentação do Omega.

DAMARLU disse...

Mas ele cometeu irregularidades. Aqui mesmo no blog, uma pessoa disse que fez a prova sem a idade mínima exigida!
Mas vamos esperar a apuração dos fatos! Para mim, o que não podia estar acontecendo é a falta de informações que está gerando tantas tensões nos ex-alunos. Mas acho também que não está havendo pressão para que os órgãos responsáveis se manifestem. Até a imprensa que costuma acompanhar o andamento dos processos e prestar informações à comunidade está calada! Acho tudo muito estranho!

Anônimo disse...

ei gostaria que alguem me informasse o que o siga supletivo tinha em comum com o instituto omega . so lembrando que o siga supletivo funcionava na av marechal campos ; e porque minhacolega se informou no siga sobre o curso supletivo entao desde fevereiro ela tava fazendo o curso supletivo e ia fazer a prova no omega mais ainda nao tinha marcado a data pois ela nao tava preparada ainda

DAMARLU disse...

Eu não sei lhe informar, mas, por curiosidade, entrei no site do Conselho Estadual de Educação e procurei o nome da Siga Supletivo na listagem das escolas legais: ela não está incluída, apesar de eu ter visto na sua propaganda que o certificado emitido é reconhecido pelo Mec(sic!) e pelo CEE/ES. Faça uma consulta você também.

Anônimo disse...

olá sou a camila!
fiz o supletivo de 3 matérias também do primeiro ano do ensino médio, fiz as provas, tudo certinho, mas não peguei o diploma, pois não estava no momento com o histórico do ensino fundamental. então ela pediu para eu voltar posteriormente com o histórico e fazer a retirada do diploma. mas então fiquei sabendo o que aconteceu. mas essa história de idade mínima e máxima eu não sabia.
eu liguei pra o CEEJA, a atendente disse que eu teria que fazer AS PROVAS NOVAMENTE, mesmo eu tendo pago um dinheirão no ômega. isso está certo?! também quero saber algum telefone que eu possa falar com esse presidente do conselho.
Queria também dizer que os únicos comprovantes que eu tenho que eu fiz o supletivo, é um recibo comum que não possui um carimbo do ômega nem o nome ômega, e a notinha azul do cartão de débito que tem o valor que eu paguei e o nome do instituto ômega. será que garante alguma coisa? muito obrigada!

DAMARLU disse...

Camila:
Esses comprovantes não são documentos que comprovam que você fez o supletivo. O jeito é aguardar a liberação dos documentos do Ômega pela Polícia, para saber qual é a sua situação. E se você já tem 18 anos e não quer perder tempo, faça as provas no CEEJA. Você já tinha 18 anos quando fez a prova no Ômega? Se você não tinha, pode ter certeza que não vai receber o certificado.

DAMARLU disse...

Camila:
Os telefones do Conselho Estadual de Educação são 32220448 e 33813584.

Direito MG disse...

Fiz o supletivo no Omega ano passado, quando fui fazer liguei para o CEE-ES e me disseram que a o Omega estva tudo certo, que poderia fazer que ela era autorizada, sou de Minas Gerais e prestei vestibular fianl de 2009 para Direito e passei, estou no segundo periodo de Direito, a Faculdade não quaestionou nada a respeito do Omega, entreguei declaração e o certificado/historico.Será que pode haver complicações comigo, ou será que posso ficar tranquilo...Me ajude por favor.

Anônimo disse...

Oi, Eu sou a mãe que estava esperando para ir a Superintendência... Achei melhor ligar antes para o Conselho. Fui informada que os documentos já se encontram na SEDU,a pessoa que me atendeu (Raquel), pediu para que eu aguarde mais um pouco, pq parte dos documentos ainda se encontram em investigação na polícia, que ainda não podem dar nenhum parecer sobre como irão proceder.
EU acho que o ideal será todos que estão com o mesmo problema ligar para a SEDU e pedir informações para que eles se sintam pressionados a resolver logo este assunto.
O TELEFONE QUE O CONSELHO ME PASSOU É 3636-7896 ANA CARINA ,que me informaram ser a chefe do setor e estar de férias, que assim que ela retornar, ainda no mês de agosto, saberão o que responder a todos que fizeram supletivo no ômega)

DAMARLU disse...

Direito MG:
Como não é divulgada nenhuma notícia sobre o assunto, e pelo informado pelas pessoas que se manifestam no blog, o Conselho Estadual não está nem respondendo aos ex-alunos do Ômega, ninguém pode afirmar nada com absoluta certeza. Mas, em minha opinião, se você já está com sua documentação e fez as provas no ano passado com a idade apropriada, pode ficar tranquilo. Continue fazendo o seu curso e, pelo menos por enquanto, esqueça o Ômega.

DAMARLU disse...

Que boa notícia! Leiam pessoal o segundo comentário antes desse. Comecem a se mobilizar mediante telefonemas a fim de agilizar uma decisão. Mas, vejam bem: quem já está com os documentos em mãos, não precisa procurar nada. Se houver algum problema, eles vão ter que procurá-los.

Anônimo disse...

olá! é a camila novamente. eu faço 18 anos em 10 meses. não existe um outro supletivo legalizado para eu poder fazer as matérias não? eu estou começando a ficar desesperada. me diga com quem eu tenho que falar nesse telefone e se tem mais alguma coisa que eu possa fazer. muito obrigado pela compreensão.

DAMARLU disse...

Camila:
Sinto muito, mas nenhum supletivo ou Eja que seja legal vai permitir que você faça o ensino médio antes dos 18 anos. Você pode até frequentar as aulas, mas a prova só com 18 anos. O número que lhe dei é do Conselho Estadual de Educação. As melhores pessoas para você conversar são Sayonara e Marlene Fraga.

Anônimo disse...

Olá. Aqui é a camila. Eu ainda não liguei para o Conselho, mas voltando ao assunto da idade: eu tenho 17 anos e faço 18 em maio do an que vem. Para eu fazer a prova no CEEJA, eu preciso ter 18 anos, certo? Se eu continuar cursando o segundo ano que eu curso agora em 2010 e no ano que vem eu me matricular no terceiro ano eu posso fazer as provas de supletivo das 3 matérias que eu não passei no primeiro ano logo após eu fazer 18 anos? Ou o Conselho pode me mandar de voltar para o primeiro ano mesmo eu passando pelo segundo ano e cursando o terceiro? Por favor me esclareça, pois eu estou com muito medo de voltar para o primeiro ano! Muito obrigada pela compreensão.

DAMARLU disse...

Camila:
Não estou entendendo como que você está fazendo o 2º ano sem ter sido aprovada no 1º. O seu caso é complicado. A sua escola não tem dependência? Isto é, você não poderia estar cursando o 2º ano e as disciplinas em que não foi aprovada no 1º?

Anônimo disse...

Gente vamos ligar para a SEDU e procurar saber sobre quem não conseguiu retirar o certficado em tempo, mais cursou o supletivo. Mas por favor, liguem somente QUEM NÃO TIVER CERTIFICADO EM MÃOS, pois quem já têm não acredito que esteja com problemas e só seguir em frente e pronto.
O TEL DA SEDU QUE O CONSELHO ME PASSOU É (27) 3636-7896.
Acredito que quanto mais pessoas ligarem pedindo informações, mais rápido irão ter interesse em resolver e terão idéia do tamanho do problema.
POR FAVOR LIGUEM

DAMARLU disse...

É isso aí pessoal! Mobilizem-se!

Anônimo disse...

liguei p/ o tel. 3636-7896,estão mandando aguardar até terminar a investigação da polícia. o delegado vai dizer se pode ou não pegar o diploma só depois da investigação.

Anônimo disse...

Olá! Aqui é a Camila. Eu fui aprovada sim, mas pelo ômega. Mas não peguei o meu certificado, pois no momento, não estava com o histórico do ensino médio. E como só faltava uma semana para começar as aulas, eu fiz a matrícula logo, para não perder as aulas e disse que levaria o histórico depois. Mas então agora, você me informou que não posso fazer o supletivo, e que se eu fiz, eles não iriram me dar o certificado, então, se eu esperar, até completar 18 anos e fazer o supletivo apenas das 3 matérias que eu precisava, quando eu estiver no terceiro ano, dá certo? Pois eu estou com muito medo de ter que voltar para o terceiro ano, uma vez que eu no segundo estou muito bem e minhas notas estão muito boas! Me ajuda! Obrigada!

DAMARLU disse...

Camila:
A sua situação é complicadíssima. Como você vai terminar o 2º ano sem ter concluído o 1º? Isso é impossível! O que você fez no Ômega não terá valor nenhum se as pessoas que estiverem analisando verificarem que você não tinha a idade determinada em lei. Aliás, é por causa de casos como o seu que ele foi fechado. A escola em que você estudava não tinha dependência? Essa é que seria a sua salvação!

DAMARLU disse...

Para vocês que estão tentando receber os certificados, continuem insistindo. Se vocês não se mobilizarem, isso vai demorar mais ainda. O telefone que foi informado aqui no blog é 3636-7896 e a pessoa é Ana Karina.

Anônimo disse...

GENTE VAMOS LIGAR! VAMOS LIGAR! TODOS OS DIAS, SENÃO COM CERTEZA O NOSSO CASO NÃO SERÁ RESOLVIDO, POIS SEM PRESSÃO ELES FICARÃO MUITO CONFORTÁVEIS, ENQUANTO QUEM FEZ O SUPLETIVO, COM BOAS INTENÇÕES E SEM UTILIZAR DE FRAUDES, ACREDITANDO QUE O OMEGA ERA UMA INSTITUIÇÃO LEGALIZADA. POIS ATÉ A SECRETÁRIA AFIRMOU ESTE FATO EM MARÇO/2010 QUANDO EU ESTIVE LÁ, E AGORA FICAMOS NESTA AFLIÇÃO.
Vamos ligar e pedir solução.
E agora li uma pessoa que postou acima, que o delegado que irá decidir se quem fez o supletivo receberá o certificado? como assim? Será que o delegado sabe que a escola era legalizada pelo Conselho? e será que será avaliado caso a caso? E quem fez com a idade correta? Qual é a fraude nisso? Cada hora uma informação... e cada hora acredito que o Conselho junto com a superintendência e agora a SEDU estão se isentando do seu real compromisso. Ficou cômodo para eles. Eles aprovam documento de uma instituição, o povo acredita que esta tudo ok! e depois eles saem fora e deixa a polícia resolver?? sendo que a responsabilidade é deles tbm, quem deu documentação legalizando o Omega? Não havia fiscalização periódica?
Continuo pedindo, por favor, vamos ligar para precionar. O telefone é 3636-7896 Ana Karina que me informaram estar de férias e falei com Raquel, mais hj vou ligar de novo.

Anônimo disse...

Oi, sou a mãe que postou acima e que a filha fez três matérias do fundamental.
Liguei agora na SEDU no número acima e realmente informaram que a documentação do Omega ainda esta sobre investigação e o DELEGADO que irá resolver o assunto. E eu pergunto mais uma vez: Será que o delegado vai levar em consideração as pessoas que fizeram com idade certa e sem utilizar de nenhuma fraude? ou vai generalizar? E falei isso com a pessoa que me atendeu na SEDU e ela disse que não sabe responder... disse ainda, que não há prazo previsto para término das investigações, e pediu para que eu procurasse o delegado, e que esta na delegacia de Jardim Camburi. Acredito que seria interessante todos aqui que tiverem SEM o certificado marcar-mos de ir até a delegacia...
Caso tenham interesse marquem dia e horário que com certeza estarei lá no local e quem sabe desta forma o delegado vê a aflição que nos encontramos e se interessa em resolver o nosso caso.
Marquem para a semana que vêm para dar tempo de todos aqui verem e quem sabe se programarem para ir-mos juntos a delegacia.

DAMARLU disse...

E complementando o que a participante anterior disse: não deixem de postar aqui o resultado dos telefonemas ou consultas para que todos possam acompanhar o desenrolar do processo.
A idéia de vocês procurarem a delegacia é muito boa. Eles têm que saber que existe pessoas por trás dessa situação que estão apreensivas com os resultados do inquérito.

Anônimo disse...

Não sei o endereço da delegacia de Jardim Camburi, mais estou disposta a comparecer, e posso ir na quarta feira do dia 25/08/2010, na parte da tarde, no horário de 15:00 hs, Caso alguém possa me informe ok? Pq quanto mais pessoas forem juntas com certeza será melhor.

Anônimo disse...

Olá! Aqui é a camila novamente! Na minha escola tem dependência sim, mas são no máximo duas matérias, e como eu fiquei em três. Não é possível eu fazer quando completar 18 anos? E então fazer a prova no CEEJA, e só fazar que eu preciso do primeiro ano, então eu faço a prova do primeiro ano -cursando o terceiro- levo pra minha atual escola, e assim, quando eu concluir o terceiro ano, eles me darão o certificado e histórico do terceiro ano. Pois eu já terei passado pelo primeiro segundo e terceiro. Ou será que não dá certo?! Tente ver uma solução para o meu caso. eu não posso voltar para o primeiro ano de jeito nenhum! Me ajuda! Obrigada Camila!

Anônimo disse...

gostaria de tira uma duvida?
fiz o supletivo omega e peguei meu diploma em janeiro de 2010
e logo depois entrei pra faculdade,gostaria de saber si poderei ter algum problema com isso? desde ja agradeço...

DAMARLU disse...

Camila:
Não sei como ajudá-la. Como eu lhe disse, a sua situação é complicada. Na verdade, você não poderia estar cursando o 2º ano sem ter concluído o 1º. O máximo que você poderia ter feito era se transferir para uma escola que aceite aluno em dependência de três disciplinas e, aí sim, cursar o 2º ano com dependência do 1º. Em minha opinião, essa seria a única solução que não implicaria em prejuízos futuros para você.

DAMARLU disse...

Não acredito que você possa ter problemas, desde que tenha feito a prova com 18 anos completos. Vá em frente!

DAMARLU disse...

O endereço da Delegacia de Jardim Camburi é: Rua Maria Auxiliadora Gomes Salomão, nº 63. O telefone é: (27) 4748-3647.

Anônimo disse...

FIZ O ENSINO MEDIO PELO INSTITUTO EDUCACIONAL OMEGA ESTOU COM MEU DIPLOMA DE CONCLUSAO GOSTARIA DE SABER COMO QUE EU FACO PARA CONSULTAR SE MEU NOME FOI PUBLICADO NO DIARIO OFICIAL,SOU DE MINAS GERAIS FIZ O CURSO EM UMA ESCOLA CREDENCIADA AQUI EM IPATINGA MG,E COM ESSA CONFUSAO NAO SEI COMO CONSULTAR SE MEU DIPLOMA E VALIDO>OBRIGADO.

Anônimo disse...

Boa tarde,
Estou acompanhando o forum pois meu sobrinho também não pegou o certificado do supletivo.
Caso tenham novidades postem aqui por favor.
Muito obrigada,
NA

DAMARLU disse...

No dia 17 de dezembro de 2008, foi publicada no Diário Oficial do Estado a Resolução CEE/ES nº. 1836, que define normas para a publicação da relação de concluintes de cursos de instituições de ensino que compõem o Sistema Estadual de Ensino do Estado do Espírito Santo. No entanto, não consegui encontrar essas listagens. Sugiro que você telefone para o Conselho Estadual de Educação e pergunte as datas em que elas foram publicadas, no ano de 2009 e 2010. Os telefones são: (27) 32220448 e33813585. Se você conseguir, favor postar a resposta aqui no blog, para servir de orientação para outras pessoas.

Anônimo disse...

Anônimo disse...
Boa noite bom eu fiz o supletivo no Ômega e hoje eu faço curso técnico de segurança do trabalho bom eu já to na metade do curso e meu diploma ta lá no colégio que eu faço curso técnico bom e depois q eu acabar o curso como vai ser?? Muitos falao q o diploma não tem mais validade outros falam q "ainda" tem! e depois tbm se fo valido como eu vou fazer pra consegui outra via do diploma.
Por favor, me responde to MUITO pro culpado. Se vc pode-me da alguma direção do que eu devo fazer eu iria te agradecer muito

DAMARLU disse...

Se você já está na metade do curso, é porque o seu certificado foi obtido há mais de um ano. Eu não acredito que essas irregularidades vão atingir você. Isso é: você deve estar ciente que tudo ocorreu de forma regular na obtenção do seu certificado, não é?
Se assim for, você não tem com que se preocupar.
Lembre-se que essa é a minha opinião, considerando o bom senso principalmente e a “quase certeza”de que o Ômega não ficaria tanto tempo agindo irregularmente sem que pelo menos a Polícia descobrisse, através de denúncias, como foi o caso.

Anônimo disse...

Anonima 4
Estou em situação parecida com algumas pessoas que postaram comentários e perguntas neste Blog.
Primeiramente gostaria de parabenizar a DARMARLU, pois ela sanou várias dúvidas...
O meu caso é o seguinte...sou mãe de um aluno de 16 anos que em janeiro fez o supletivo do 1º ano no Instito Ômega e antes de fazê-lo liguei para a SEDU para perguntar se este supletivo era legal ou não, na época falaram que tinha legalidade e que meu filho poderia sim fazer as provas. Fiz a matrícula recebi a listagem das materias para que ele estudasse e então marquei o dia da prova, eu mesma o levei e este fez em uma sala sozinho as avaliações. Então daí a alguns dias que foi estipilado pela escola peguei o resultado e a declaração para que ele fizesse a matricula na escola. No dia da matricula na escola em que está estudando o direor fez uma ligação para a Sedu para saber da validade do supletivo pois estava com uma declaração do Instito Ômega em que ele estava apto para estudar o 2º ano. Como a vida da gente muito corrida e vc acaba protelando levar a documentação que estava faltando para pegar o Histórico, me deparei nesta situação. De imediao fiquei desesperada pois como iria resolver?
Vou esperar pois meu filho esta matriculado no 2ºano e embora a escola já tenha solicitado o histórico do ano ano anterior acho impossível eles não esperarem mas um pouco, e eu acredito que a Sedu que orgão compeente sabedora das leis e que deve assim que tiver os arquivos dessa instituição poderá se posicionar não deixando ninguem no prejuizo.
Agradeço todos os esclarecimento deste blog.

Anônimo disse...

Boa noite, eu fiz as provas tambem no Instituto Omega, em uma credenciada aki na cidade de Itabira/MG. Eu ja tinha feito as provas em Abril se não me engano, quando passou aquela reportagem sobre as escolas fraldulentas, muitos alunos compareceu na escola para podermos receber algum esclarecimento, porém nada foi passado para os alunos. Ligamos para secretaria de educação de MG ( em nova era)e lá eles nos informaram que ja estava sendo expedido um oficio para fechar a escola, pois a mesma era ilegal. Então uma turma chamou a policia e fizemos o B.O. Uma funcionária da escola me ligou e disse que foi apenas um mal entendido, disse que meu diploma é valido sim, a data do meu diploma é de 26 de maio de 2010. mas não sei como fazer para ter certeza de que é legal. Mesmo depois deste fusuê todo ela ainda enviou o diploma e muito das pessoas que tambem fizeram junto comigo estam estudando e tambem trabalhando em empresa grande aki da cidade, e pelo que sei o diploma é legal. Mas ainda tenho receio de haver algo de errado e ser despedido do emprego devido este diploma não ser válido. se alguem puder me ajudar.... Muito obrigado.

DAMARLU disse...

No momento, o que você deve fazer é esperar os acontecimentos. Continue considerando o seu certificado como válido. Afinal, até essa data que consta em seu certificado a escola figurava entre as escolas legais, na listagem do Conselho Estadual de Educação. Eu só não sei se esses convênios do Ômega com outras instituições fora do Espírito Santo eram legais. Mas, aguarde com tranquilidade, considerando o seu certificado legal. Não adianta sofrer por antecedência!

Anônimo disse...

vc ai de itabira que postou seu comentario ai ,vc consegui ver se seu nome foi publicado no diario oficial,se vc conseguiu me fala como to precisando saber tambem fiz o supletivo em uma escola credenciada em ipatinga e tambem estou com medo do diploma ser falso,se for falso estamos ferrado pois vamos responder processo.

cintia disse...

como eu faço pra saber se meu nome foi publicado no diario oficialfiz a prova em novembro de 2009 em vitoria. me ajude eu estou ciente que nao vou responder processo pois fiz a prova numa escola legalizada e eu tb estava dentro da lei quanto a idade e nao teve irregularidade na prova que me foi prestada o que me preocupa e se vao invalidar meu historico pois estou fazendo tecnico. mas ate o presente momento considero meu historico valido e a escola era autorizada a dar as aulas. qualquer problema a purentencia vai ter que responder e respaudar quem estava legal e fez as provas dentro da lei

Anônimo disse...

Boa noite gente. Primeiramente quero agradecer a DAMARLU EDUCAÇÃO pela resposta e pelo blog que acredito que tem ajudado muitos.Valeu...
Olha só, não vamos ser processados, pois procuramos uma escola de supletivo, eu estudei e fiz as provas, e no sinal de indicios de fraude solicitamos a policia e fizemos o B.O. Não fomos coniventes com isso. Eu fiz a minha parte, acredito que todos deveriam fazer o mesmo. Com relação a sua pergiunta, tem uns 5 dias que estou procurando algo na net pra ver se meu nome foi divulgado no D.O. mas não encontro nada a respeito. só sei que no meu diploma esta escrito assom no verso:
O PRESENTE DOCUMENTO FOI REGISTRADO SOB NUMERO TAL EM FOLHAS TAL DO LIVRO TAL DESTE ESTABELECIMENTO.
em seguida tem um carinbo assim:
DOCUMENTO ISENTO DE REGISTRO E AUTENTICAÇÃO CONFORME DISPÕE A LEI 9394/96 E RESOLUÇÃO CEE Nº119/98.
segue com a data:
VITORIA- ES, 26 DE MAIO DE 2010.
ai vem a assinnatura e carinbo:
P/ JAIRO GRANIER
SECRETÁRIO
JULIANA BAZONI C. SOARES SECRETÁRIA ESCOLAR
AUT. 144/08 SRE
depois vem os carinbos da escola com cnjp e aut. cee/es 70/98 D>O 19 08 98.
reconh. res. cee/es 1087/2005 D.O. 09-03-2005.
agradeceremos se alguem saber informar como fazer essa pesquisa no diario oficial. No mais é como DAMARLU EDUCAÇÃO disse, é esperar os acontecimentos.

Anônimo disse...

to precisando ver se meu nome foi publicado no diario oficial pois me falarm se nao tiver o nome no diario oficial o diploma nao e verdadeiro,fiz um curso de instrutor de auto escola mas pra registrar minha carteirinha de instrutor eles exigem que seu nome esteja publicado no diario oficial,por isso preciso saber como faco para saber se meu nome foi mesmo publicado no diario oficial.

Anônimo disse...

Olá, gostaria muito de saber o que vai acontecer com os certificados que ainda não foram entregues, pois fiz as provas, passei mas não estou com meu diploma em mãos.Por favor, preciso de uma posição!Desde já, agradeço!

DAMARLU disse...

Infelizmente, não posso lhe dar uma posição sobre a entrega ou não do seu certificado. Só posso repetir o que tenho dito: vocês vão ter que aguardar, ou pressionar os órgãos responsáveis para apressar a decisão.
Tenho procurado localizar no Diário Oficial a listagem de alunos que concluíram oficialmente os cursos, mas o site tem andado com problemas

DAMARLU disse...

Olá, pessoal!
Fui informada de que as listagens com os nomes dos alunos que concluíram cursos de instituições de ensino do Sistema Estadual do Espírito Santo, nos anos de 2008 e 2009, foram publicadas no Diário Oficial do Estado, nos dias 4 de janeiro e 26 de julho deste ano. Segundo informações, foram publicadas soltas no Diário, sem nenhuma portaria orientando sobre de que elas se tratam. Eu pude constatar isso no jornal de 4 de janeiro. No entanto, ao inserir na “busca” do jornal o nome do Instituto Educacional Ômega nada foi encontrado nesses dias. Será que o Ômega não forneceu a informação à Secretaria de Educação?
Encaminhei um e-mail ao Diário, solicitando informação sobre a compra desses números do jornal para uma consulta, mas ainda não tive resposta. Mas é uma idéia para vocês colocarem em prática!

Anônimo disse...

Olá, fiz o supletivo em uma unidade de nome ''pratico supletivo'' localizada na avenida vitória,fiz a prova, passei e peguei o certificado do Instituto Educacional Ômega.Fui aprovado no concurso da PM-ES e ja fiz duas etapas do concurso e agora estou receoso de ter problemas com o recente fechamento da escola,ainda faltam algumas etapas pela frente, entre elas, os exames médicos que vou ter de pagar eu mesmo e vai sair mais ou menos por 800 reais.O meu certificado tem data de março de 2010. Será que vou ter problemas na hora de apresentar a documentação?

DAMARLU disse...

Wil:
Não acredito que você possa ter problemas, principalmente se você sabe que tudo funcionou como manda a lei. Veja bem: o Ômega tinha autorização, na época, para funcionamento. A sua autorização só foi revogada em junho deste ano.

Anônimo disse...

Bem é que eu liguei para o CEE e a atendente me disse que a escola está sob investigação da policia federal, eu falei pra ela isso msm que na época que eu fiz o supletivo a escola trabalhava de forma regular,estudei e fiz a prova, não comprei nenhum diploma mas estava preocupado com medo de ser prejudicado com o que a mídia estava veiculando a respeito da instituição de ensino,ouvi dizer até a hipótese de os certificados emitidos serem anulados.A atendente do CEE me disse que não sabe o que pode acontecer e enquanto o caso não for esclarecido ela não dá certeza de nada.Isso é terrível! é uma ansiedade que deixa louco qualquer mortal.Estou ate sonhando com isso, tendo dor de cabeça, devo ate estar caindo cabelo, só Deus sabe o sofrimento que eu e muita gente está passando.

Anônimo disse...

Eu li no diário oficial datado de 26/01/2010, que o presidente do CEE indeferiu o pedido de mudança de endereço da escola, e depois mais embaixo estava escrito que ficavam TERMINANTEMENTE proibidas as matrículas e rematriculas a partir do ano letivo de 2010.
se o meu certificado é de março de 2010 assim como de mais algumas pessoas será que não teremos problemas? Meu Deus... que situação.

Anônimo disse...

O Presidente indeferiu e depois aceitou a mudança de endereço em março... porque eu sou mãe de uma aluna e estive na Superintendência que esta localizada na Rua Chapot Presvot no Bairro da Praia do Canto, eu estava de posse de uma declaração do Omega informando que minha filha havia cursado o ensino fundamental e quando procurei saber sobre o Omega haviam três pessoas na sala e me responderam que a documentação do Omega já estava regularizada e eu perguntei o que estava ocorrendo e me informaram que era "apenas" mudança de endereço, mais já havia sido resolvido.
Eu como mãe me sinto tbm muitissímo preocupada e com receio que minha filha tenha que retornar para a oitava série o que vai gerar uma grande frustação nela e em mim e espero que quem esteja resolvendo este assunto pense muiiito bem antes de dar o veredito final, pois acredito que este caso deveria ser analisado caso a caso, mais tenho medo que generalizem e alegem que todos compraram certificados, o que não é verdade.
Pensei em ir na delegacia, mais acredito que uma andorinha não faz verão e ninguem se manisfestou em me acompanhar, acredito que várias pessoas juntas daria um efeito muito melhor que apenas uma, e o delegado poderia ouvir a nossa versão, mais resolvi então adotar a postura de aguardar tbm e fico na mesma ansiedade que todos acima.

DAMARLU disse...

Wil:
Eu imagino o que vocês estão passando. No entanto, o recomendável é não sofrer por antecedência. Procure continuar estudando e trabalhando como se tudo estivesse certo ( e talvez esteja!). Lembre-se que o Ômega era uma instituição legal e você recebeu o certificado enquanto ela ainda era legal. Se houver algum problema, isso pode ser questionado na justiça.

DAMARLU disse...

A Resolução que foi publicada em janeiro foi revogada em pela Resolução CEE/ES nº. 2.180, publicada no Diário Oficia de 29 de março de 2010. Assim, até o dia 11 de junho de 2010, o Ômega tinha autorização para funcionar.

DAMARLU disse...

Em minha opinião, vocês deveriam começar a se manifestar, para que as investigações andem mais depressa. Eu acho muito estranho que não se saiba de nenhuma notícia sobre o assunto. A imprensa, que está sempre buscando informações sobre tudo, também está muito calada.

Unknown disse...

O que me me preocupa Prof.Damarlu é que não consigo encontrar meu nome no diário oficial,eu entrei em contato com o Pratico Supletivo para solicitar um documento que prove que meu nome saiu no D.O, mas a atendente me disse que eles não trabalham mais com o Instituto Educacional Ômega e me passou um telefone de uma pessoa provavelmente do Ômega pra estar vendo isso pra mim, mas quando eu ligo pro celular que ela me passou só cai na caixa de mensagem.Vou tentar de novo amanhã, derrepente a pessoa desligou pra não ser ''incomodada'' no fim de semana.

DAMARLU disse...

Por que você não procura a Secretaria de Estado da Educação para informar-se sobre essa publicação? É da competência dela divulgar os nomes dos alunos que concluíram os cursos.

DAMARLU disse...

Olá, pessoal!
Estive, hoje, no Diário Oficial e comprei as edições do dia 4 de janeiro e do dia 26 de julho, que, segundo me informaram, trazem as listagens dos alunos que concluíram etapas ou modalidades da educação básica no Espírito Santo. A listagem dos alunos concludentes de 2008 começa na edição do dia 4 de janeiro e continua na de 26 de julho, que traz, também, os concludentes de 2009. No dia 4, a listagem vai da página 9 à página 126 e, na edição do dia 26, a listagem foi colocada em um anexo ao jornal.
Em nenhuma das duas edições aparece o Instituto Educacional Ômega. Creio que seria o caso de vocês questionarem a Secretaria de Educação porque isso ocorreu. Afinal, ele tinha autorização para funcionar até junho deste ano. Logo, ele tem alunos concludentes em 2008 e 2009. E por que eles não aparecem?

Anônimo disse...

O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO OMEGA VEM MINISTRANDO CURSOS DE MESTRADO COM CHANCELA DE UNIVERSIDADES FEDERAIS NO RIO DE JANEIRO. ELES TEM AUTORIZAÇÃO PARA ISTO? COMO FAÇO PARA ME CERTIFICAR DA SUA IDONIEDADE? A QUE ORGÃO DEVO RECORRER SE ESTIVER SENDO LESADA?
ESTOU FAZENDO ESTE CURSO DE MESTRADO E FIQUEI SURPRESA COM A MATÉRIA ENVOLVENDO O NOME DO INSTITUTO ÔMEGA...

DAMARLU disse...

Você poderia dar mais detalhes sobre o assunto? Você tem aulas presenciais? Onde funcionam? Qual é a universidade conveniada com o Ômega? Mestrado em que área você está cursando? Será que é o mesmo Instituto de que nós estamos tratando? Onde fica a sua sede?

DAMARLU disse...

Você poderia dar mais detalhes sobre o assunto? Você tem aulas presenciais? Onde funcionam? Qual é a universidade conveniada com o Ômega? Mestrado em que área você está cursando? Será que é o mesmo Instituto de que nós estamos tratando? Onde fica a sua sede?

Anônimo disse...

No ano de 2009 fiquei reprovada na matéria de matematica na minha escola, onde desesperada e correndo atrás de uma solução perguntei aos secretarios se havia algo que eu pudesse fazer para que não reprovasse, logo fui informada de que naquela escola não havia prova final (N.O.A), mas uma secretaria me informou sobre o Instituto Ômega, disse que vários outros colegas da escola estavam fazendo então eu fui atrás, fiz a prova de matemática, e uma semana depois fui informada de que havia passado, mas antes que eu pudesse pegar meu histórico ocorreu essa TRAGÉDIA e não sei mas o que faço.
Minha diretora disse que terei que voltar ao 9º ano, mas ja estou no final do 2º trimestre do 1º ano do ensino médio.

Afinal terei ou não que voltar para o 9º ano?
O que faço para resolver meu problema

DAMARLU disse...

Infelizmente, não vou poder te tranquilizar. Pelo que fui informada, são casos como o seu que resultaram em mais denúncias contra o Ômega. Ele não tinha autorização para mudar o resultado da avaliação da escola ( mesmo aplicando uma prova)! Só não entendo como as escolas estavam aceitando a matrícula nesses casos .Nesta altura do ano letivo, o melhor será esperar a decisão do processo, mas, de preferência, forçar uma maior agilidade nas decisões. São muitas as pessoas vivendo dramas que nem o seu!De qualquer forma,converse mais com a sua diretora. Se você pelo menos conseguisse voltar para o 9º ano ainda neste ano, o prejuízo de tempo seria menor.

DAMARLU disse...

Olá, pessoal!
Para aqueles que não leram o jornal “A Gazeta” de hoje. A informação na página 05 é de que a Polícia Civil já encerrou as investigações e 35 pessoas foram acusadas de vender diploma. Sobre o Ômega, a Secretaria de Educação informou à imprensa que o acervo foi recolhido pela Superintendência Regional de Carapina e será analisado. Os alunos indiciados foram aqueles envolvidos no esquema de venda de diplomas no Aeroporto de Vitória.
Agora, o recomendável é que vocês comecem a pressionar a Superintendência para que as análises sejam feitas rapidamente.

Anônimo disse...

Boa tarde

Bom hoje eu liguei para a superintendência de carapina tel(3636-9758)
Bom a mulher que me atendeu nao me lembro o nome dela ela me disse que eu devo refazer o ensino medio de novo por que ele falou que provavelmente vai ser ANULADO todos os diplomas de 2007 adiante.
Damarlu o quer você me recomenda refazer o ensino médio de novo? me ajude !!!

DAMARLU disse...

A primeira coisa que eu recomendo é que você não leve tanto em consideração conversa por telefone com qualquer pessoa. Aliás, não importa a pessoa, a resposta tem que ser fundamentada. E não se esqueça de anotar o nome de quem deu a informação. Como eles vão generalizar e dizer que os certificados vão ser cancelados? O Presidente do Conselho afirma no jornal “A Gazeta” de hoje que a lista das escolas credenciadas para a emissão de certificado está disponível no site do CEE. Mas o que adianta isso? O Ômega estava lá até o dia 9 de junho, pelo menos. Que referência a população pode ter se os órgãos competentes não fiscalizam as escolas? Você não conhece algum advogado a quem possa fazer consulta sobre o caso? Alguém deveria ter acesso ao processo para verificar as providências que poderão ser tomadas. Mas o importante é você ter a plena consciência de que, da sua parte, tudo correu de forma honesta.

Anônimo disse...

Eu fiz o supletivo de uma forma honesta sou do interior gastei tempo e dinheiro estou no meio do meu curso tecnico , se eu tiver que repetir o ensino medio vou processar quem era responsavel pela fiscalizaçao da escola ; pois de acordo com o conselho a escola podia emitir certificado quando liguei pra saber de alguma escola de supletivo me falaram nomes de escola e entre elas estava o omega. Ja contratei advogado alias meu patrao que contratou pra mim . vou pedir indenizaçao ; pois nao somos palhaços . o que esse povo fica fazendo que nao fiscaliza as escolas.

DAMARLU disse...

Você está certíssimo! Considero que “quem não deve não teme”. O seu advogado vai saber, com certeza, como agir: sem precipitações, mas exigindo que tudo seja feito da forma correta. Uma das primeiras coisas é saber o que consta no processo. Na Gazeta, eles falam de venda de certificados. Afirmam, ainda, que “os diplomas são legítimos, mas a forma como foram adquiridos é irregular”. Confirma, também, que o Ômega era credenciado para oferecer aulas e o certificado de EJA. Então, eu considero que só devem se preocupar aqueles que receberam o certificado de forma irregular.

Anônimo disse...

Como é o certificado do EJA?? pq eu fiz três matérias no Omega e foi uma escola particular quem me indicou o Omega,pois eu nem sabia da existência do Omega e falou que até o filho dela já havia feito o supletivo deles e já estava até na faculdade. Então eu fui até o Ômega e fiz por matéria, fazendo as provas de forma correta, tanto que de nada suspeitei, e foi em março de 2009, como eram três matérias, fiz duas provas primeiro e retornei duas semanas depois para fazer a terceira, pq eu e eles achamos que seriam muita coisa para estudar,e fiquei ansiosa pela resposta, se havia sido aprovada ou não, e liguei no Omega duas semanas depois e me informaram que eu estava aprovada, me matriculei em uma escola da Rede Estadual no primeiro ano do ensino médio somente com uma declaração do Omega e pediram para eu retornar em duas semanas que me entregariam o hitorico, só que deixei para buscar depois e quando estive lá no final de junho o Omega estava fechado e toda esta confusão armada e eu só fiquei sabendo pq achei estranho estar fechado em plena terça feira e procurei noticias aqui na internet e só achei o seu blog. Estive esperando e acompanhando todo o desenrolar do processo e estou muito preocupada, pq não tenho o certificado em mãos. O que devo fazer Damarlu?? por favor me oriente. Eu estava dentro da lei, não fiz nada errado, pq ficamos esperando para eu fazer 15 anos e só depois eles me deixaram fazer as provas do ensino fundamental (três matérias).
Minha preocupação e de minha mãe tbm, é eu ter que voltar para o nono ano, seria uma grande decepção. Será que a Superintendência vai avaliar caso a caso ou serão cruéis a ponto de não fornecer os certificados de quem não pegou a tempo de fecharem o estabelecimento?? e eu não tenho condições de contratar advogado e nem conheço nenhum que poderia me orientar.
Me acomselhe Damarlu, por favor!

DAMARLU disse...

De verdade, a minha maior preocupação é com quem fez algumas disciplinas apenas no Ômega. Eles poderão considerar que o Ômega estava se comportando como se desse progressão parcial, isto é, alguma prova que substituísse a dependência em algumas disciplinas que o aluno ficou reprovado em outra escola. No entanto, no jornal “A Gazeta” não se referiram a casos como esse. Falaram apenas em venda de certificados. O que a gente precisava é que as pessoas que fossem obtendo informações (corretas, é lógico!) fossem postando no blog, para tranquilizar os outros alunos. Quanto a você não poder pagar um advogado, a Defensoria Pública está aí para atender ao seu caso. A Ufes também oferece um serviço gratuito de assistência jurídica, além de outras faculdades como a UVV e a UNESC. Se você sabe que agiu corretamente, não desista! Afinal, a escola era autorizada e, portanto, merecia confiança do Sistema de Ensino e da sociedade em geral.

Anônimo disse...

vc acredita na possibilidade de isso acontecer Damarlu? isto é, de ANULAREM todos os certificados emitidos a partir de 2007?

anita vasconcelos disse...

Eu acredito que nao pode considerar nulo os certificados tem que analisar os fatos afinal a escola era legalizada ou sera que alguem facilitava alguma coisa pra essa escola ! temos que lutar pelo nossos direitos a escola nao era uma coisa clandestina . estava a vista e funcionava com autorizaçao e agora depois de tres anos vao anular alguma coisa ! acho que o conselho deveria saber como funcionava a escola ! vamos lutar conheço varias pessoa que fizeram o supletivo e ja tao quase terminando a faculdade;as escolas aceitaram os certificados porque viram que a escola podia emitir os documentos ! estamos unindo forças e aguardando a soluçao caso contrario vaos reagir . sera que so depois de 3 anos viram que tinha algo errado isso significa que nao estao cumprindo bem seu papel pra fiscalizar !

DAMARLU disse...

Lembre-se que eu respondo às perguntas utilizando o bom senso que eu acho que deve prevalecer ao tomar decisões tão sérias. Eu não acho que eles vão cancelar todos os certificados obtidos a partir de 2007. Se o Ômega estava cometendo tantas irregularidades como ficou comprovado, nem eles mesmos sabem a quem forneceram os certificados. A própria Polícia Civil não faz idéia da quantidade de pessoas beneficiada, segundo informação de “A Gazeta”. Eles não podem supor que todos os que obtiveram os certificados usaram de má fé. Por outro lado, as decisões terão que ser tomadas com o máximo de bom senso, porque o Ômega estava agindo irregularmente, mas era autorizado pelo Conselho Estadual de Educação. Assim, penalizar a todos, em minha opinião, é impossível que aconteça. De qualquer forma, uma situação como essa denigre a imagem do Sistema de Ensino, mesmo que a Polícia Civil não tenha encontrado indícios de que órgãos do governo estivessem envolvidos nas fraudes.

DAMARLU disse...

Anita:
Concordo plenamente com você. O que não pode acontecer é vocês, ex-alunos, aceitarem qualquer decisão tomada. Se vocês sabem que obtiveram o certificado de forma legal, precisam lutar pelos seus direitos.

Anônimo disse...

Temos que unir todas as pessoas que querem uma resposta! podemos nos organizar em uma comunidade do orkut que tal? depois nós vemos o que fazer,podemos organizar um grupo e acionar a imprensa como o Balanço Geral,mas para isso, temos que marcar um dia, tudo certinho um bom grupo de pessoas.Eu não estou disposto a ficar parado!! fui aprovado em um concurso público da PM-ES e estou preocupado.Precisamos da ajuda de todos pra nos mobilizar!Se alguem se interessa aqui está meu MSN : groovebilly@hotmail.com

Anônimo disse...

Boa noite
bom eu que falei que eu liguei la na superintendência de carapina, outra coisa que eu falei para a mulher do tel(3636-9758) ai eu disse que tinha mais de 10mil alunos que tinha feito o supletivo de 2007 pra ca e ela disse " nao tem problema alguns poder ser ate 100mil vao te que fazer de novo o ensino medio, for decidido a anulação dos diplomas". fui muito mau tratado no telefone por ela muito sem educação. Mais em todos devem ligar para a superintendência de carapina para esclarecer as nossas duvidas e adianta o processo (3636-9758) liguem liguem

Anônimo disse...

Temos que confiar em Deus e entregar tudo nas mãos dele...eu não sei qual a fé de vcs,mas queria dizer que para Deus nada é impossível.Vamos pedir a ele em orações...mas também temos que nos mobilizar!precisamos nos organizar.Os interessados deixem emails aqui pra entrarmos em contatos uns com os outros.

DAMARLU disse...

Gente!
Finalmente, vocês estão começando a se mobilizar! Por que a imprensa não tem falado nada? Porque ninguém tem aparecido para questionar. Por que a reportagem de ontem não falou nada sobre as possíveis consequências para os estudantes? Porque ninguém tem procurado a imprensa. E não aceitem ser tratados todos como desonestos. Afinal, existem casos e casos. Mobilizem-se! E não deixem de postar as notícias que conseguirem aqui no Damarlu Educação.

Anônimo disse...

Oi Damarlu, Eu quem postei falando que fiz apenas três matérias e minha preocupação é esta, pq quando a escola me indicou o ômega, ela me informou que eu poderia fazer apenas as matérias de que fiquei reprovada, e quando procurei o ômega tbm falaram que eu poderia fazer desta forma, e eu fiquei surpresa e contente tbm em saber que poderia. Mais agora estou muito preocupada se eles (O ômega), poderia aplicar estas provas somentes de algumas matérias, e por este motivo ainda não estive na superintendência com a minha mãe, pq agora a Superintendência pode alegar que o Ômega não podia dar provas por matéria, mais como eu poderia ter sabido disto antes? parecia tudo muito em ordem, ainda mais que foi uma escola particular quem me indicou e minha mãe ligou para lá e falou até com a diretora da escola que indicou o Ômega e ela disse que podia sim, e que depois que fizesse as provas no supletivo do Ômega procurasse por ela para que eu me matriculasse, mais acabei indo para uma escola estadual, que aceitou a declaração do Ômega, sem questionar nada. Meu maior arrependimento é não ter ido buscar o certificado com histórico na época que o ômega disse para eu ir buscar, pq acredito que quem entregou o histórico na época e as escolas que aceitaram vão ficar caladinhas, pq na época o Ômega era regular. Só quem não têm o documento em mãos deverão se ferrar mesmo.
Estou tão triste com isto tudo que realmente nem sei o que fazer, pq estou com receio de procurar a Superintendência e ouvir o que não quero ouvir e que irá me pejudicar muito. E quando fiquei sabendo desta confusão toda com o ômega, minha mãe ligou para a escola particular que indicou o Ômega e quem atendeu informou que a pessoa não trabalha mais lá. Coencidência né?? e ela era a coordenadora do ensino médio do local, e minha mãe pediu para falar com a diretora e tbm por coencidência ela nunca esta...minha mãe têm ligado quase todo dia, só para perguntar para ela o que fazemos agora e ela SUMIU do mapa, ou não quer atender mesmo...
Só sei que no momento não sei muito bem o que fazer, estou com receios, pq acho que eles vão se apegar em qualquer detalhe para falar que vc têm que fazer tudo de novo... MEU DEUS e agora??

Anônimo disse...

O que não podemos fazer é ficar parados,vamos nos unir pra exigir uma resposta dos orgãos competentes!porque estão falando em anular os diplomas emitidos pelo Ômega a partir de 2007 se a escola tinha autorização para funcionar e emitir certificados ate o dia 10 de junho de 2010? de 2007 pra cá somam três anos de cegueira e omissão dos orgãos fiscalizadores se de fato o Ômega trabalhava de forma irregular.

DAMARLU disse...

O seu caso realmente é sério. O Ômega não tinha autorização para ministrar ensino médio regular; só suplência. O que eles fizeram, mesmo que seja através de provas, foi como se fosse progressão parcial ou dependência, e isso eles não poderiam fazer. Resta a você, em minha opinião, procura a justiça e provar que agiu de boa fé. Mas, você sabe como é, não é? Nessa hora, quem deu as informações desaparece e, se for encontrada, não quer confirmar. Você ainda tem um atenuante: está estudando em uma escola pública que aceitou a sua matrícula, sem questionamentos.
Agora, pelas informações que eu estou tendo não existe isso de cancelar todos os certificados de conclusão do supletivo obtidos após 2007. E aqueles que não receberam o certificado ainda, devem sim procurar a Superintendência que é a responsável pela guarda do acervo da escola e pelo fornecimento do certificado.

Anônimo disse...

Eu fiz três matérias do fundamental.
E o que é suplência? vc me explica por favor? Eu estou procurando saber todos os detalhes para quando procurar a superintendência eu possa ter meus argumentos, pq tenho quase certeza que irão dificultar o máximo que puderem agora... antes não fizeram nada, mais agora vão querer dar uma de que estão agindo de forma rigorosa. Pq não fizeram isso antes de prejudicar tanta gente? falar para as pessoas voltarem e fazer tudo de novo é fácil, o que deveriam e não fizeram era orientar o povo de fazer correta, pq quando minha mãe esteve lá na superintendência para perguntar sobre o ômega eles falaram que estava tudo ok. Mais com certeza agora não vão lembrar de nada, ainda bem que temos o nome da pessoa anotado, com quem falamos em março lá da superintendência, se é que isto terá algum valor, pq o que quero mesmo no momento é ter minha vida escolar em ordem, sem confusão e nenhum desgaste de preferência. Não tenho nem mais cabeça para estudar direito, porque perdi um pouco o pique e estou indo muito bem no primeiro ano do ensino médio e na altura do campeonato não gostaria de voltar nada.

dani disse...

oi,recebi o meu diploma em 24 de abril de 2010 sera que esta valido ainda e vou entrar na faculdade estou com medo de nao tiver valido o que devo fazer ?
obrigada;

DAMARLU disse...

Suplência é referência ao curso ou exame supletivo. Quem pode fazer é, no ensino fundamental quem tem, no mínimo, 15 anos, e no ensino médio, o mínimo de 18 anos. Ele é destinado a quem não concluiu as etapas de ensino na idade apropriada.
Atenção: não deixe que essa situação corte o seu “pique” para o estudo.

DAMARLU disse...

Dani:
Você é uma “sortuda”, porque já está com seu certificado em mãos. Vá em frente! Você recebeu o certificado antes da escola perder a autorização para funcionar e, tenho certeza, o obteve de forma correta.

Anônimo disse...

Eu esperei fazer 15 anos para poder fazer as provas, conforme o Ômega me orientou... mais como já disse, fiz prova por matéria.
Estou perdendo o pique pq estou com receio de precisar voltar a outra série e este fato esta me deixando totalmente desnorteada e com medo de perder este ano, seria como se eu não estivesse estudado nada este ano e ainda ter que fazer o nono ano no ano que vêm, quer dizer, perderia dois anos... meu pai com certeza desta vez nem vai perdoar, e deveriam de pensar melhor, pq esta em jogo muitas coisas. E com esta confusão toda é muito difícil manter o mesmo rítimo de estudos, mais estou tentando e pedi para minha mãe não falar mais nada para mim e ela vai tentar resolver este assunto sozinha, pq senão vou ficando cada vez mais triste, e não consigo estudar para as provas e trabalhos deste ano, pensando no ano que já se passou, é muito barra isto.

DAMARLU disse...

Procure esperar com calma. Acredito que agora falta pouco para o fim desta triste história. Vamos torcer para que tudo dê certo para todos!

Anônimo disse...

OI fiz o ensino medio no omega e peguei meu certificado no ano de 2007 . Na època me matriculei em uma faculdade particular onde estou ate hoje faço o sexto periodo de pedagogia ; no dia em trouxe meu certificado a escola ligou para os orgaos competentes e estes informaram que o omega era uma escola sèria e atè muito boa por sinal e estou estudando tranquila pois a faculdade esta considerando meu certificado legal e disse pra eu nao me preocupar e è assim que falo pra quem esta com o certificado em mãos continue a vida de estudante normal ; E quem não tem ainda procure os seus direitos pressione os orgãos pùblicos a resolverem os problemas sem prejudicar os estudantes . quem fez as provas de uma forma honesta não tem com que se preocupar ,nós agimos nas melhores das intenções se a escola estava com alguma ilegalidade nós não sabíamos . Sei que tudo vai se resolver . As pessoas inocentes não podem pagar pelos erros comitidos por outros e a justiça existe . abraços a todos

DAMARLU disse...

Parabéns por ter continuado os estudos!
Você tem razão! Quem já está com o certificado em mãos não precisa se preocupar. Os outros, só precisam pressionar para que a situação seja resolvida o mais rápido possível. E não abrir mão dos seus direitos, nunca!

Anônimo disse...

Boa tarde
bom eu nao tenho mais certificado por que eu me matriculei no colégio sao gonçalo para fazer um curso técnico ai eles me pediram o certificado original para eu me matricular agora eu nao tenho mais certificado. como eu faço pra pega uma segunda via ?
a onte eu devo ir para concerguir?

Anônimo disse...

liguei hoje para o CEE (3636-7893)e perguntei quanto a situação do ômega.fiz aquele supletivo 1 e 2 graus a partir de 60 dias e o meu certificado é do Instituto educacional Ômega.perguntei a atendente quanto a autenticidade do meu diploma e ela me disse que quem fez esse supletivo perdeu tempo,ela me disse que esse supletivo não é reconhecido e que só agora esta proibido por causa de denúncias feitas por pessoas lesadas.E agora Damaralu o quê faço??

dani disse...

entao posso fikr despreocupada ?mas tem outra forma que eu possa verificar ,ja entrei no mec e nao conseguir informaçoes .
desde ja muito obrigada!

Anônimo disse...

nao e verdade a escola omega era legalizada sim ! Prova disso è que eu me informei antes das provas e as escolas que aceitaram os certificados è porque checaram que estava tudo certo

Anônimo disse...

S.C.P

No ano de 2009 fiquei reprovada na matéria de matematica na minha escola, onde desesperada e correndo atrás de uma solução perguntei aos secretarios se havia algo que eu pudesse fazer para que não reprovasse, logo fui informada de que naquela escola não havia prova final (N.O.A), mas uma secretaria me informou sobre o Instituto Ômega, disse que vários outros colegas da escola estavam fazendo então eu fui atrás, fiz a prova de matemática, e uma semana depois fui informada de que havia passado, mas antes que eu pudesse pegar meu histórico ocorreu essa TRAGÉDIA e não sei mas o que faço.
Minha diretora disse que terei que voltar ao 9º ano, mas ja estou no final do 2º trimestre do 1º ano do ensino médio.



Para onde posso ligar pra saber a minha situação perante essa história ??

DAMARLU disse...

Você pode solicitar uma cópia autenticada no São Gonçalo. Talvez, até você consiga deixar com eles a cópia autenticada e ficar com o original. Ou então, você pode requerer a segunda via junto à Superintendência Regional de Educação de Carapina que é a responsável pela guarda da documentação do Ômega.

DAMARLU disse...

Preste atenção à minha opinião sobre quem já está com o certificado em mãos: não ligue prá ninguém, não pergunte nada prá ninguém e aja como se você tivesse certeza absoluta de que tudo está bem. Quando você recebeu o certificado, o Ômega estava autorizado. Portanto, se for detectada alguma irregularidade na forma como você obteve o certificado, os órgãos competentes é que terão que lhe comunicar. Quanto à informação que lhe deram no CEE, saiba que em toda instituição existem os “aloprados” , isto é, aqueles que sempre apostam no pior; pessoas ruins que não têm consideração e nem respeito pelos problemas dos seus semelhantes

DAMARLU disse...

Dani:
Você leu o que eu escrevi na postagem anterior a essa? Essa é a minha opinião. Continue estudando e levando a sua vida prá frente. Eles que lhe procurem se detectarem alguma irregularidade e, mesmo assim, a justiça está aí para apurar as responsabilidades.

DAMARLU disse...

S.C.P
A sua situação é crítica. O que aconteceu com você é uma das irregularidades cometidas pelo Ômega, apesar da imprensa não ter dado essa informação. Acredito que você não vai conseguir resolver essa situação. Quanto a quem se dirigir para solicitar esclarecimentos, eu recomendaria o Conselho Estadual de Educação. Mas o faça pessoalmente e procure, de preferência , o presidente.

Anônimo disse...

cabei de crer que nossos certificados nao tem valor ,pois nao tem nenhuma publicacao no diario oficial,ja procurei e nao acho nada estamos ferados.

Anônimo disse...

Qual o endereço do Conselho Estadual de Educação? Na época que iniciou toda essa confusão do fechamento do Ômega, minha mãe ligou para o Conselho e falou com o presidente que foi extremamente educado e pediu para que ela aguardasse, pois a documentação ainda estava toda com a polícia e perguntou se a escola atual estava solicitando o histórico e minha mãe disse que não, então ele falou que era para ela esperar a escola atual solicitar o histórico...
E vc Damarlu? qual a sua opinião? acha que devo esperar a minha escola, que é a estadual, solicitar o histórico?? ou devo ir logo verificar isso, é que estou com muito receio deles falarem para que eu volte. E se a escola atual só pedirem muiito depois?? quando eu estiver no último ano?? pq agora estou no primeiro ano do ensino médio. E se lá na frente eles pedirem e eu não tiver nada para apresentar né?
Fico aqui pensando que como eles aceitaram a declaração sem questionar nada em abril pode ser que não peçam o histórico anterior da conclusão do ensino fundamental, pq estão sabendo que é do Ômega e seria chover no molhado. E eu informei que fiz três matérias somente e o diretor não falou nada na época e aceitou a matricula.

Anônimo disse...

A explicação dada pelo instituto Ômega quanto a publicação dos nomes no diario oficial,é que como a turma é de Vitória mesmo, não sai os nomes no diário oficial,assim como vc não encontra os nomes de quem concluiu o ensino médio na referida escola esse ano,também não encontrará nos anos anteriores,mas isso não significa que os certificados estão invalidados,pois o Ômega tinha autorização do CEE para funcionar e emitir diplomas ate junho de 2010. Eu acho que vale mesmo o que foi postado antes:não ligue pra ninguem nen forneça seu nome,não pergunte nada a ninguém e fique como se estivesse absoluta certeza de que tudo esta certo, se houver alguma irregularidade quanto ao seu certificado eles que venham te notificar.Afinal seu nome e endereço está junto com toda documentação apreendida.

Anônimo disse...

Mais e eu Damarlu? que só entreguei a DECLARAÇÃO que o ômega me deu na época, que foi em abril? o que vc acha que devo fazer? ficar quieta e esperar solicitarem o histórico? ou devo ir atrás desse histórico agora? pois não tive a oportunidade de pegar o certificado a tempo, antes do Ômega fechar.
Como vc acha que devo proceder? como disse anteriormente, o presidente havia falado para minha mãe aguardar a escola estadual onde estou estudando solicitar o histórico...

DAMARLU disse...

Vejam bem: em algum momento a escola vai solicitar o histórico de vocês. Portanto, a minha opinião é que vocês procurem se informar corretamente da situação. Afinal, se for o caso, e esperemos que não seja, é melhor perder um ano do que dois ou três. Lembre-se que, qualquer que seja a resposta, vocês ainda podem questionar na justiça. Afinal, o documento foi aceito, a escola era autorizada e vocês consideraram esse fato para fazerem as provas. O nome dela estava no site do CEE como escola legal. Alguns procuraram informações na Superintendência que confirmou a legalidade.
Se vocês quiserem procurar o CEE, o endereço è: Av. Jerônimo Monteiro, 240 – Edifício Rural Bank- 14º andar – Centro ( fica no edifício do Banestes, na Praça 8). Marquem hora com o presidente via telefone, porque ele não fica lá direto.
Quanto à não publicação dos nomes dos concluintes no Diário Oficial, a explicação não é porque o Ômega fica em Vitória. Com certeza, eles eram tão desorganizados que não enviaram a listagem para a Sedu. Não foi publicado nem o nome dele. As publicações do ano de 2008 e 2010 saíram nos dias 4 de janeiro e 26 de julho.
E, se Deus quiser, vocês não estão “ferrados”! Lembrem-se que o Ômega era escola legal.

DAMARLU disse...

Olá, pessoal!
Vou estar fora do ar, por pelo menos 11 dias. Vou fazer uma viagem e estarei "desconectada". Espero que vocês tenham boas notícias para me dar quando eu regressar. Mas, continuem vocês a trocar informações aqui no blog.
Até lá e um abração para todos vocês.
PS. Hoje ainda estou por aqui.

Anônimo disse...

Damarlu,se as publicações de 2008 e 2010 sairam em 4 de janeiro e 26 de julho,porque não encontro os nomes dos concluintes?

DAMARLU disse...

Não saiu nem o nome do Ômega. Vocês poderiam entrar em contato com a Secretaria de Educação e indagar o motivo. Mas, eu acredito que seja porque o Ômega não enviou a listagem para a Sedu. Se vocês quiserem verificar, comprem o Diário Oficial desses dias na Imprensa Oficial, que fica na Avenida Marechal Mascarenhas de Morais, nº. 2375 (a Avenida Beira Mar). Eu já comprei e olhei página por página. Realmente, não consta nada sobre o Ômega.

Anônimo disse...

fiz um curso de instrutor de auto escola mas pra mim dar entrada nos meus documentos eu preciso da publicacao do meu nome no diario oficial mas nao to conseguindo se alguem souber como achar o nome no diario oficial me fale por favor.

Anônimo disse...

Oi
Uma das pessoas que postou aqui em 31/08/2010 mencionou que a empresa que ele trabalha contratou advogado para ele e gostaria muito de solicitar a ele que têm este profissional cuidando do caso que informasse o que consta no processo, pois esta informação é muito importante para todos que se encontram aqui com este mesmo problema, pq diante do que constar no processo podemos saber o que fazer de verdade, e qual é a nossa real situação, como muitos não tem condições de contratar advogado, com certeza será de grande ajuda para todos.
Agradeço e aguardo retorno
Sou mãe de uma aluna que fez três matérias

Anônimo disse...

Olá, estou acompanhando esses comentários sobre o Instituto Ômega e por acaso também faço o mestrado em educação por esta instituição. Queria saber se é a mesma, pois estou apavorada! A sede é em São João - RJ? Existe mais de um Instituto Ômega? Será que estou tratando com impostores? Como ter certeza? Temos uma aula presencial por mês, com professores aparentemente bem capacitados!
Aguardo respostas!

Anônimo disse...

queria ver si vc poderia ta me ajudando,...si alguem sabi o nome do diretor pedagogico,..pq fiquei sabendo q nao eh o msm...
aguardo respostas?

Anônimo disse...

Oi fui eu que postei que contratei um advogado! Bom eu tenho meu certificado em maos e obtive de uma forma honesta e tenho como provar isso . Então estou fazendo um curso tecnico . Acontece que a escola está aceitando meu certificadoe eu estou quase me formando,então meu advogado me orientou que está tudo sobre controle até então , pois A ESCOLA ERA LEGALIZADA ATÉ O MEIO DESSE ANO E ENTÃO NÃO PODEM NOS PREJUDICAR POR FALHA DELES ,OU SEJA CADÊ A FISCALIZAÇÃO DELES , agora quem ainda não tem certificado tem que correr e cobrar da superintend~encia eles tem que dar uma resposta ou melhor o certificado, ai caso eles falem que os certificados não são válidos vou entrar com pedido de indenização,quem não pode contratar um advogado pode pedir um público que é direito de todos nós, de acordo com uma pessoa que , meu defensor falou que tenho que aguardar pois está tudo certo e não foi falado que meu certificado está inválido por isso estou tranquilo.

Anônimo disse...

Ok. Agradeço a informação acima... O que esta me deixando muito triste é que minha filha fez o supletivo e matriculei-a numa escola estadual somente com uma declaração de conclusão em abril deste ano, já no ensino médio... inclusive fiquei esperando ela fazer 15 anos para fazer supletivo de fundamental, então tbm estou dentro da forma legal e dai, marcaram de eu ir buscar o histórico, mais como trabalho e não tive condições, quando pude ir em 22/06/2010 o Ômega estava fechado e eu estranhei e procurei notícias por aqui e achei somente este blog...agora fiquei aguardando, para ver o final das investigações, e como não tenho certificado dela nem o histórico em mãos, estou bem preocupada, mais vou ligar no Conselho e marcar horário para conversar com o Presidente, pois já falei com ele por telefone e ele demonstrou ser uma pessoa bem educada.
Mais uma vez agradeço a informação e fico contente que já tenha o certificado e tbm acho que quem já têm certificado em mãos não terão problemas...

DAMARLU disse...

Olá!
Para o Instrutor de auto-escola: nos dias 4 de janeiro e 26 de julho o Diário Oficial publicou os nomes dos concluintes das etapas da educação básica por instituição de ensino, mas o nome do Ômega não foi citado e, logicamente, nem os nomes dos seus alunos que concluíram ou o ensino fundamental ou o médio. Recomendo que vocês procurem a Secretaria de Estado da Educação para solicitar uma justificativa e procurar uma forma de resolver a sua situação.

DAMARLU disse...

Não possuo informações sobre o diretor pedagógico do ômega ou de qualquer outro funcionário. Vamos ver se algum dos participantes do blog pode lhe dar essa informação.

DAMARLU disse...

Para verificar se a instituição em que você faz o mestrado é ou não credenciada, consulte o site http://siead.mec.gov.br/novosiead/web/emec/#tab=1. E boa sorte!

wilsmith disse...

O nome do diretor pedagógico é : Jairo Granier.
Tenho informações que poderia dividir somente com você Damarlu,porque acredito que seja uma pessoa de confiança,não é prudente eu postar aqui informações que podem me comprometer.

DAMARLU disse...

Wilsmith:
Se você quiser, pode encaminhar informações para o meu e-mail pessoal:
marluciapgj@gmail.com

DAMARLU disse...

Wilsmith:
Ou ainda postar no blog como anônimo. Essa última é a melhor opção, para que possamos socializar a informação.

wilsmith disse...

Te enviei o email Damarlu.vou estar aqui acompanhando o episódio porque afinal, também fiz esse supletivo que esta me dando essa dor de cabeça.

Anônimo disse...

Olá,
Vocês teriam novas notícias sobre os certificados dos alunos que concluiram o ensino medio no instituto e ainda não pegaram, ou seja, está "preso" na escola que atualmente encontra-se fechada? Estou preste a começar um curso tecnico mas não posso, pois não tenho meu certificado em mãos. O que que eu faço? Estou muito preocupado.

Desde já, agradeço!

DAMARLU disse...

Os certificados estão em poder da Superintendência Regional de Educação. O endereço é: Rua Chapot Prevot , 89 – Praia do Canto.

Anônimo disse...

Eu participei do processo seletivo p/ agente de segurança (sejus)
somente com a declaração de conclusão do curso,estou no final do processo e posso ser chamado a qualquer momento,vou ter que sair do emprego atual,existe algum risco de perder minha vaga por não ter o certificado p/ apresentar quando eles pedirem?

DAMARLU disse...

Infelizmente, não tenho condições de responder à sua pergunta. O que diz o edital do concurso sobre documentação provisória? Você já procurou a Superintendência de Educação para verificar qual é a sua situação?

Anônimo disse...

Certificado que o intituto omega operava em outras cidades ex MG vale

Anônimo disse...

Olá sou de Itabira MG, recebi o certificado do intituto omega em janeiro de 2010 gostaria de obter respostas sobre o mesmo. obs: a escola funcionava aqui tambem!!!

DAMARLU disse...

Em minha opinião, quem já recebeu o certificado só deve questionar a sua validade, se for procurado por alguma autoridade. Caso contrário, vocês devem continuar a agir normalmente, até porque, não se esqueçam disso, a escola era legal, e vocês obtiveram o certificado antes de ser cassada a sua autorização. Continuem os estudos, façam concursos e levem a vida prá frente!

Anônimo disse...

gostaria de saber do amigo ai de itabira se ele conseguiu olhar se seu nome foi publicado no diario oficialpoi nao consigo achar meu nome em local algum.aguardo resposta.

Anônimo disse...

Estive hoje na Superintendência de Educação e as que obtive não são nada animadoras.Bem,ate 2007 o Instituto Educacional Ômega trabalhava de acordo com a Lei e tinha o total respeito dos órgãos responsáveis pela educação no ES.Após 2007 o Ômega começou a trabalhar de forma irregular como por exemplo,oferecer supletivos em unidades credenciadas como o Siga Supletivo,Marchesi,Triunfo e me desculpem a expressão a porcaria do Prático Supletivo que é onde fiz a prova.Pelo que me foi informado na Superintendência,quem fez após 2007 está com sérios problemas e quem não pegou certificado esquece porque ta tudo preso.Isso eu falo no caso de SUPLETIVO.

Anônimo disse...

oi me formei num curso tecnico e ja peguei meu certificado fiz o supletivo em janeiro de 2008 trabalho concursada.... agora pregunto se o omega estava tao errado´porque ja não tinha sido fechado? a superintendencia estava dormindo . As unidades credenciadas estavam a vista pra todos verem . acho bom esses orgãos competentes resolver as situaçoês do povo pois a escola contava como regularizada. quem ainda esta sem certificado entra com pedido de indenizaçâo mostra que esse orgâo naõ estava com suficiencia pra fiscalizar .... vou fazer faculdade ano que vem e qualquer dano que me causar nao vou ficar de braços cruzados.

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 417   Recentes› Mais recentes»

Postar um comentário